Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Henrique Ávila-
dc.contributor.advisor1Campos, Jorge Alberto Prado de-
dc.contributor.referee1Campos, Jorge Alberto Prado de-
dc.contributor.referee2Souza, Josemar Rodrigues de-
dc.contributor.referee3Kronbauer, Artur Henrique-
dc.date.accessioned2022-08-05T18:04:45Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationSantos, Henrique Ávila. Uma avaliação da contribuição da fusão de sensores de posicionamento relativo na precisão dos sistemas de localização de robôs móveis terrestres. 2020. 105 f. Dissertação (Sistemas e Computação) - UNIFACS, Salvador, 2020 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/809-
dc.description.resumoA localização precisa de um robô é um desafio fundamental e uma das tarefas mais importantes para os sistemas de navegação autônoma. Na navegação autônoma, o robô deve estar ciente de sua localização no ambiente para que possa determinar a trajetória que deve seguir para executar alguma tarefa. Uma das formas mais comuns na robótica móvel para obter a localização do robô é a utilização da odometria baseada no movimento das rodas. O problema deste mecanismo é que ele apresenta uma imprecisão crescente ao longo do tempo e uma sensibilidade elevada quanto ao tipo de pavimento. Uma maneira de melhorar a precisão do posicionamento do robô é através da fusão de outros sensores capazes de medir o deslocamento e rotações do robô. Os sensores mais utilizados para melhorar o conhecimento da posição do robô em plataformas robóticas de baixo custo é a odometria visual e os sensores inerciais. Este trabalho propõe analisar a precisão dos sistemas de posicionamento baseado na odometria obtida das rodas, de sensores inerciais e da odometria visual e o impacto da fusão destes mecanismos na precisão da localização do robô. Para análise da precisão do movimento do robô são comparadas as trajetórias reais de um robô de duas rodas utilizando os sensores individualmente e de forma combinada. O robô utilizado possui os sensores de localização mais usuais em plataformas robóticas de baixo custo e foi construído especialmente para a realização deste experimento. Os resultados do experimento fornecem uma boa indicação do custo benefício da utilização destes tipos de sensores quando embarcados para realizar a odometria de plataformas robóticaspor
dc.description.abstractThe accurate localization of a robot is a fundamental challenge and one of the most important tasks for autonomous navigation systems. In autonomous navigation systems, the robot must keep aware of its location in the environment in order to determine the path it must follow to perform some task. One of the most common ways in mobile robotics to obtain the localization of the robot is the use of odometry based on the movement of the robot's wheels. The problem of this mechanism is that it presents an increasing imprecision over time and a high sensitivity to the type of pavement. One way to improve the robot's positioning accuracy is by fusing data of other sensors capable of measuring the robot's displacement and speed. The most used sensors to improve the knowledge of the robot's position on low-cost robotic platforms are visual odometry and inertial sensors. This paper proposes to analyze the accuracy of the positioning systems based on the odometry obtained from the wheels, inertial sensors and visual odometry and the impact of the fusion of these mechanisms on the accuracy of the robot's localization. To analyze the accuracy of the robot's movement, the real trajectory of a two wheeled robot is compared using the navigating system’s sensors, individually and combined. The robot uses the most common localization sensors on low-cost robotic platforms and was especially built for this experiment. The results of this experiment provide a good indication of the cost-benefit using these types of sensors when embedded to perform the mobile robot’s odometryeng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2022-08-05T18:04:40Z No. of bitstreams: 1 HENRIQUE ÁVILA SANTOS.pdf: 3463826 bytes, checksum: 3a5f12d6dfb03186548675a1a4670926 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-05T18:04:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HENRIQUE ÁVILA SANTOS.pdf: 3463826 bytes, checksum: 3a5f12d6dfb03186548675a1a4670926 (MD5) Previous issue date: 2020-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentSistemas e Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programSistemas e Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRobótica. Sistemas de localização. Fusão de sensores. Odometriapor
dc.subject.cnpqSistemas e computaçãopor
dc.titleUma avaliação da contribuição da fusão de sensores de posicionamento relativo na precisão dos sistemas de localização de robôs móveis terrestrespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Sistemas e Computação
Sistemas e Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENRIQUE ÁVILA SANTOS.pdf3,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.