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Tipo do documento: Dissertação
Título: Acesso ao pensamento computacional na educação básica como fator preponderante para definição da área de TI como Curso Superior
Autor: REIS, Caroline Dias Paim de Souza
Primeiro orientador: SILVA, Bruno Carreiro da
Primeiro membro da banca: JORGE, Eduardo Manuel de Freitas
Segundo membro da banca: NETO, Ernesto de Souza Massa
Resumo: O mercado de Tecnologia da Informação se mantem aquecido mesmo diante da crise econômica que o Brasil enfrenta nos últimos anos. Entretanto, existe um déficit em mão de obra no setor de TI, ao passo que a atração de alunos para cursos de computação é pequena. O objetivo desse trabalho é investigar se pessoas que tiveram um contato prévio com o pensamento computacional tendem a permanecer na área para cursos de graduação ou atuação profissional. Para tal, foram realizadas entrevistas com três grupos de participantes, o primeiro com participantes do ENEM 2016 com intuito de verificar qual á área que desejavam fazer o curso superior, o segundo grupo pesquisado foram alunos de um curso técnico em informática, que possuem acesso ao pensamento computacional e como último grupo tivemos alunos egressos do curso técnico para confirmação dos dados coletados no grupo anterior. Observamos no final do estudo que os alunos que possuíam conhecimento prévio em computação demostraram interessem em graduar-se na área de Tecnologia.
Abstract: The Information Technology market remains warm even in the face of the economic crisis Brazil has faced in recent years. However, there is a labor shortage in the IT sector, while the attraction of students to computer courses is small. The purpose of this paper is to investigate whether people who had previous contact with computational thinking tend to remain in the area for undergraduate or professional courses. For that, interviews were carried out with three groups of participants, the first with participants of ENEM 2016 in order to verify which area they wanted to study in the upper course, the second group studied were students of a technical course in computer science, who have access to the thinking computational and as last group we had students from the technical course to confirm the data collected in the previous group. We observed at the end of the study that students who had previous knowledge in computing have demonstrated interest in graduating in the area of Technology.
Palavras-chave: Pensamento Computacional
Educação Básica
Tecnologia da Informação. ENEM
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Sistemas e Computação
Programa: Sistemas e Computação
Citação: REIS, Caroline Dias Paim de Souza. Acesso ao pensamento computacional na educação básica como fator preponderante para definição da área de TI como Curso Superior. 2017. 77 f. : il. Dissertação Mestrado em Sistemas e Computação - Unifacs Universidade Salvador, Salvador 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/642
Data de defesa: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:Sistemas e Computação

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