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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, José Santos dept_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751295Y4por
dc.contributor.advisor1Santos, Jair Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784788Z2#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee1Souza, Elizabeth Regina Loiola da Cruzpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790986T9por
dc.contributor.referee2Siqueira, Maria de Lourdespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787526T0#Dadospessoaispor
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:11Z-
dc.date.available2006-11-30pt_BR
dc.date.issued2006-06-20pt_BR
dc.identifier.citationJESUS, José Santos de. The participation school community dimension in the administration school public Salvador. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/16-
dc.description.resumoO interesse da sociedade em fazer parte de um grupo, tomar parte das decisões e de ter parte do resultado, tem se expandido nos últimos anos no Brasil e em todo o mundo. Assistimos, nos dias atuais, à constante criação de associações, movimentos organizados, grupos e comunidades, entre outros, com o intuito de encontrar formas de participar das tomadas de decisão no ambiente à sua volta. A participação comunitária na gestão escolar é um processo em cujo planejamento, produção, gestão e usufruto dos bens produzidos, os diversos segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, funcionários e gestores) têm parte. A realização da pesquisa empírica desse trabalho procurou identificar e analisar, através do método estudo de caso, a dimensão da participação da comunidade escolar na gestão, estabelecendo-se como foco principal o Plano de Desenvolvimento da Escola, por ser um instrumento de planejamento construído coletivamente pelo Conselho Escolar. Tenciona, a partir daí, aprofundar os conhecimentos existentes acerca de participação da comunidade no contexto organizacional. Apresentamos, nesse trabalho, conceitos relacionados à participação, bem como aos mecanismos (objetivo e subjetivo) que dificultam o envolvimento das pessoas de em processos participativos. Abordamos também a tentativa de efetivação da chamada gestão participativa no trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador, no sentido de cumprir a legislação pela instauração da gestão democrática nas escolas. Entre os resultados obtidos, destacamos os esforços da direção das escolas em consolidar a participação da comunidade escolar, como formas de se reparar o equívoco, também identificado na pesquisa de se considerar participação como o mero ato de convocar pessoas, dar-se assento em uma sala ou em um conselho e comunica-lhes o que devem fazer. Ou então, apenas recrutar as pessoas e perguntar-lhes de que precisam, ou o que pensam a respeito dos assuntos da escola, para depois reservar descaso ao que foi dito, ou executar apenas ações assistencialistas. O quadro delineado antevê , enfim, o fato constatado por esta dissertação de que a participação da comunidade na gestão das escolas publicas Municipais de Salvador esta em processo de amadurecimento, pois apesar de sua comunidade exercer certa influencia nas decisões, o poder ainda continua concentrado nas mãos do (a) diretor( a) e dos professorespor
dc.description.abstractThe society interest in do part of a group, take part of decisions and of have part of result, has if expanded in the lasts years in Brazil and all over the world. We watch, in the current days, to the associations constant creation, organized actions, groups and communities, among others, with intuito of finding forms of taking part of the decision outlets in the environment to your return. The community participation in the school administration is a process in whose planning, production, administration and usufruto DOS goods produced, community's several school segments (parents, students, teachers, employees and managers) have part. The empiric research accomplishment of this work tried to identify and to analyze, through the method study of case, the participation school community dimension in the administration, establishing like main focus the School Development Plan, for being a built planning instrument collectively by the School Board. It intends, to depart thence, deepen the existing knowledges concerning the community's participation in the context organizacional. We introduce, in this work, concepts related to the participation, as well as to the mechanisms (goal and subjective) that complicate people's involvement of in processes participation. We board also the call administration participation efetivação attempt at work developed by Educação's Municipal Secretariat and Cultura de Salvador, in the sense of accomplishing the legislation by the democratic administration establishment at schools.. Between obtained results, we highlight the direction efforts to the schools in consolidate community's school participation, like forms of if it repairs the misunderstanding, also identified in the research, of if it considers participation as the mere act of summoning people, give them seat in a room or in an advice and to communicate them that must do. Or then, just recruit the people and to ask them of what they need, or that think regarding school subjects, for then to reserve negligence to that was going told, or to execute just actions assistencialistas. The delineated picture foresees, finally, the fact verified for this dissertation that community's participation in the schools administration Salvador's municipal public is in ripeness process, because although your community exercise right influence in the decisions, the power still continua concentrated in hands of the directors and teachers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Jose Santos de Jesus 2006 texto completo.pdf: 2183760 bytes, checksum: be15b96a82d0ba6d26ce78c7f70eaa45 (MD5) Previous issue date: 2006-06-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/492/Dissertacao%20Jose%20Santos%20de%20Jesus%202006%20texto%20completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectgestão participativapor
dc.subjectconselho escolarpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.titleA dimensão da participação da comunidade escolar na gestão de escolas públicas municipais em Salvadorpor
dc.title.alternativeThe participation school community dimension in the administration school public Salvadoreng
dc.typeDissertaçãopor
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