???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/86
Tipo do documento: Dissertação
Título: COMUNICAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO NA FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DA BAHIA HEMOBA
Autor: Nascimento, Vinícius Oliveira do 
Primeiro orientador: Rodriguez, Vanessa Brasil Campos
Primeiro membro da banca: Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da
Segundo membro da banca: Fialho, Sérgio
Resumo: Este trabalho teve como intuito evidenciar a maneira como é trabalhada a Comunicação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia - Hemoba, assim como, os tipos de estratégias utilizadas para alcançar seu público-alvo, e saber qual a imagem da Fundação perante seus públicos interno e externo. O objetivo geral proposto para esta pesquisa foi estudar em profundidade a comunicação da organização. Os específicos foram: averiguar as estratégias de comunicação utilizadas para sensibilizar e aumentar a doação de sangue, analisar as peças comunicacionais e verificar a eficácia das mesmas junto ao público e identificar a imagem, identidade e reputação da organização junto aos públicos interno e externo. De modo a darmos um satisfatório andamento à investigação foram estruturadas as seguintes hipóteses: a Hemoba, uma organização de saúde pública capta seus doadores de sangue através de uma comunicação bem direcionada aos seus públicos e na manutenção de uma imagem sólida, a Hemoba na busca de captar doadores de sangue concentra a comunicação com seus públicos com as seguintes ferramentas: folders, sites, panfletos, comerciais de TV e rádio e o posicionamento do Hemóvel em locais estratégicos, dentre as estratégias de comunicação utilizadas pela Hemoba as mais eficazes são os panfletos e a marca, e por último, a Hemoba tem a imagem de uma organização sólida, comprometida e solidária perante os seus públicos. O referencial teórico ateve-se aos seguintes conteúdos: A comunicação e seus elementos, Peças comunicacionais, Conceitos de comunicação organizacional, A comunicação interpessoal na gestão de saúde, Habilidades de comunicação exigidas dos gestores de saúde, Imagem, Imagem organizacional, Identidade e Reputação. O estudo foi desenvolvido com diretores, coordenadores e doadores de sangue da Fundação Hemoba, buscando atender os objetivos e hipóteses estabelecidos sobre o tema pesquisado. A metodologia adotada foi a abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório e descritivo. Para coleta de dados, foram formulados dois roteiros de entrevistas, um para o público interno e outro para o externo. Foram entrevistados vinte e dois profissionais e quarenta doadores, totalizando sessenta e dois entrevistados. Para a elaboração dos instrumentos de pesquisa, foi desenvolvido um modelo de análise a partir dos conceitos sobre comunicação e imagem organizacional buscando nortear todo o estudo. Após a análise dos resultados, foi possível definir a comunicação, a imagem, identidade e reputação da Fundação Hemoba, e o que a mesma vem fazendo para captar novos doadores de sangue. Tudo isso, sobre a ótica dos gestores e doadores de sangue da Fundação de hematologia e Hemoterapia da Bahia Hemoba. Os resultados encontrados apontaram que a comunicação feita pela Hemoba necessita de melhorias, e que a organização possui uma imagem sólida, uma identidade de compromisso e uma reputação muito boa perante os seus públicos.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional
Imagem Organizacional
Identidade
Reputação
Saúde Pública
Fundação Hemoba
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNO::ESTUDOS DO PODER LOCAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: NASCIMENTO, Vinícius Oliveira do. COMUNICAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO NA FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DA BAHIA HEMOBA. 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/86
Data de defesa: 24-Oct-2012
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao VINICIUS OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdf10,78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.