Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/86
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Vinícius Oliveira dopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149603417597391por
dc.contributor.advisor1Rodriguez, Vanessa Brasil Campospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797859Z6por
dc.contributor.referee1Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee2Fialho, Sérgiopt_BR
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:33Z-
dc.date.available2013-08-18pt_BR
dc.date.issued2012-10-24pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Vinícius Oliveira do. COMUNICAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO NA FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DA BAHIA HEMOBA. 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2012.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/86-
dc.description.resumoEste trabalho teve como intuito evidenciar a maneira como é trabalhada a Comunicação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia - Hemoba, assim como, os tipos de estratégias utilizadas para alcançar seu público-alvo, e saber qual a imagem da Fundação perante seus públicos interno e externo. O objetivo geral proposto para esta pesquisa foi estudar em profundidade a comunicação da organização. Os específicos foram: averiguar as estratégias de comunicação utilizadas para sensibilizar e aumentar a doação de sangue, analisar as peças comunicacionais e verificar a eficácia das mesmas junto ao público e identificar a imagem, identidade e reputação da organização junto aos públicos interno e externo. De modo a darmos um satisfatório andamento à investigação foram estruturadas as seguintes hipóteses: a Hemoba, uma organização de saúde pública capta seus doadores de sangue através de uma comunicação bem direcionada aos seus públicos e na manutenção de uma imagem sólida, a Hemoba na busca de captar doadores de sangue concentra a comunicação com seus públicos com as seguintes ferramentas: folders, sites, panfletos, comerciais de TV e rádio e o posicionamento do Hemóvel em locais estratégicos, dentre as estratégias de comunicação utilizadas pela Hemoba as mais eficazes são os panfletos e a marca, e por último, a Hemoba tem a imagem de uma organização sólida, comprometida e solidária perante os seus públicos. O referencial teórico ateve-se aos seguintes conteúdos: A comunicação e seus elementos, Peças comunicacionais, Conceitos de comunicação organizacional, A comunicação interpessoal na gestão de saúde, Habilidades de comunicação exigidas dos gestores de saúde, Imagem, Imagem organizacional, Identidade e Reputação. O estudo foi desenvolvido com diretores, coordenadores e doadores de sangue da Fundação Hemoba, buscando atender os objetivos e hipóteses estabelecidos sobre o tema pesquisado. A metodologia adotada foi a abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório e descritivo. Para coleta de dados, foram formulados dois roteiros de entrevistas, um para o público interno e outro para o externo. Foram entrevistados vinte e dois profissionais e quarenta doadores, totalizando sessenta e dois entrevistados. Para a elaboração dos instrumentos de pesquisa, foi desenvolvido um modelo de análise a partir dos conceitos sobre comunicação e imagem organizacional buscando nortear todo o estudo. Após a análise dos resultados, foi possível definir a comunicação, a imagem, identidade e reputação da Fundação Hemoba, e o que a mesma vem fazendo para captar novos doadores de sangue. Tudo isso, sobre a ótica dos gestores e doadores de sangue da Fundação de hematologia e Hemoterapia da Bahia Hemoba. Os resultados encontrados apontaram que a comunicação feita pela Hemoba necessita de melhorias, e que a organização possui uma imagem sólida, uma identidade de compromisso e uma reputação muito boa perante os seus públicos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao VINICIUS OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdf: 11033762 bytes, checksum: 20ea3b34f42a62e2745b89ba1a7817a7 (MD5) Previous issue date: 2012-10-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/593/Dissertacao%20VINICIUS%20OLIVEIRA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectImagem Organizacionalpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectReputaçãopor
dc.subjectSaúde Públicapor
dc.subjectFundação Hemobapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNO::ESTUDOS DO PODER LOCALpor
dc.titleCOMUNICAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO NA FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DA BAHIA HEMOBApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao VINICIUS OLIVEIRA DO NASCIMENTO.pdf10,78 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.