Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACHADO , Juliana Fernandes-
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Paulo Sérgio Rodrigues de-
dc.contributor.referee1VIEIRA, Victor Meneses-
dc.contributor.referee2BARBOSA, Daniel-
dc.date.accessioned2018-08-10T21:05:22Z-
dc.date.issued2017-11-03-
dc.identifier.citationMACHADO, Juliana Fernandes. Fatores de ambiência numa escola pública municipal no interior da Bahia. 2017. 86 f.: il. Dissertação (Mestrado em Regulação da Indústria e Energia) - UNIFACS Universidade Salvador. Salvador, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/664-
dc.description.resumoNo Brasil os prédios públicos consomem 8% de toda a energia produzida, visto que nos mesmos são utilizados equipamentos ultrapassados, com grande consumo de energia e também não se aproveita a ventilação e iluminação natural. As escolas públicas do país normalmente são projetadas e construídas desconsiderando o aproveitamento dos recursos naturais como o percurso de insolação e direção dos ventos, aspectos imprescindíveis aos usuários no desempenho de atividades, tanto pelo desconforto térmico quanto pela restrição de luminosidade natural. A iluminação, dentre os parâmetros de conforto ambiental, destaca-se por afetar o indivíduo físico e psicologicamente. O planejamento e consecução do aproveitamento da luz natural trazem benefícios na produtividade discente e economicidade. Neste trabalho qualificou-se o conforto ambiental e a percepção dos usuários numa escola pública municipal no interior da Bahia. Procedeu-se medições da temperatura e umidade relativa do ar, luminosidade e ruídos em duas salas de aula, em três horários distintos. O questionário elaborado foi aplicado a 115 estudantes, buscando-se a percepção destes quanto ao conforto ambiental. Observou-se nas condições experimentais in situ, que as salas avaliadas apresentaram condições deficitárias tanto nas mensurações quanto na percepção de qualidade ambiental. Preconiza-se a demanda aos projetos arquitetônicos, execução ou reforma construtiva, que se considere a orientação geográfica e design, aproveitando-se a iluminação e ventilação natural, incrementando a saúde ambiental, o rendimento escolar e a eficiência energéticapor
dc.description.abstractIn Brazil public buildings consume 8% of all the energy produced, since in the same are used outdated equipment, with great energy consumption and also does not take advantage of ventilation and natural lighting. The country's public schools are usually designed and constructed, disregarding the use of natural resources such as the sunshine course and direction of the winds, indispensable aspects for the users in the performance of activities, due to the thermal discomfort as well as the restriction of natural luminosity. The lighting, among the parameters of environmental comfort, stands out for affecting the individual physically and psychologically. The planning and achievement of the use of natural light brings benefits in student productivity and economics. In this work the environmental comfort and the perception of the users in a municipal public school in the interior of Bahia were qualified. Measurements of temperature and relative humidity, brightness and noise were carried out in two classrooms at three different times. The questionnaire elaborated was applied to 115 students, seeking their perception of environmental comfort. It was observed in the experimental conditions in situ, that the evaluated rooms presented deficient conditions both in the measurements and in the perception of environmental quality. The demand for architectural projects, execution or constructive renovation is considered, considering geographic orientation and design, taking advantage of natural lighting and ventilation, increasing environmental health, school performance and energy efficiencyeng
dc.description.provenanceSubmitted by ana costa ([email protected]) on 2018-08-10T21:05:21Z No. of bitstreams: 1 Parecer Tecnico ABNT Dissertacao JULIANA FERNANDES MACHADO 2018.pdf: 1510079 bytes, checksum: faefc5950fd40bb908b88e1301ac43d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T21:05:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Parecer Tecnico ABNT Dissertacao JULIANA FERNANDES MACHADO 2018.pdf: 1510079 bytes, checksum: faefc5950fd40bb908b88e1301ac43d9 (MD5) Previous issue date: 2017-11-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/2257/Parecer%20Tecnico%20ABNT%20Dissertacao%20%20JULIANA%20FERNANDES%20MACHADO%202018.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentRegulação da Indústria e Energiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programRegulação da Indústria e Energiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbiênciapor
dc.subjectConforto Ambientalpor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subject.cnpqEngenhariaspor
dc.titleFatores de ambiência numa escola pública municipal no interior da Bahiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Regulação da Industria de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parecer Tecnico ABNT Dissertacao JULIANA FERNANDES MACHADO 2018.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.