Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Paulo Patrício-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4384330J6por
dc.contributor.advisor1SPINOLA, Noélio Dantaslé-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701349J5por
dc.contributor.referee1SPINOLA, Carolina de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790504P9por
dc.contributor.referee2PERREIRA, Aliger dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770111U4por
dc.date.accessioned2016-05-10T18:18:17Z-
dc.date.issued2013-04-04-
dc.identifier.citationCOSTA, Paulo Patrício. Tempero baiano no desenvolvimento urbano: análise de competitividade do segmento empresarial da alta gastronomia de Salvador. 2013. 249. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2013 .por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/402-
dc.description.resumoEsta dissertação refere-se a uma pesquisa que buscou identificar o grau de competitividade do segmento empresarial da alta gastronomia da cidade do Salvador, na realidade empírica de 2012. Adotou-se neste estudo uma metodologia qualitativa descritiva semiestruturada com abordagens investigativas adaptadas da “análise estrutural da indústria” de Porter (1999), que sustenta o referencial teórico principal. Buscou amparo ontológico, religioso e histórico para uma análise nos marcos da gastronomia, seus aspectos de inovação e suas iniciativas empreendedoras fundadoras. Adota um referencial teórico complementar em Schumpeter (1982) para inovação e empreendedorismo, Brillat-Savarin (2009) para o nascimento da gastronomia comercial moderna, Christaller (1933) para localização e ocupação espacial na dinâmica de escolhas empresariais estratégicas e Maslow (1970) na identificação do público alvo geo-socioeconômico-etário-psicográfico da alta gastronomia. A investigação censitária revelou um segmento da alta gastronomia “em formação”, que se encontra num grau elevado de competitividade, com baixa resistência a novos entrantes; além disso, a investigação revelou uma razoável simetria na opinião dos empresários quanto aos critérios para definição da alta gastronomia, com 26 critérios apontado como indispensáveis, denominado como “a alta gastronomia de A a Z”. Neste trabalho foram desenvolvidas sistematizações inéditas, como uma matriz de análise comparativa dos modelos de teorias da competitividade, de utilidade genérica, e sistematizações específicas para o segmento empresarial da alta gastronomia, como os estágios de amadurecimento dos mercados, a pirâmide hierárquica das necessidades humanas sob a ótica da gastronomia, um modelo de cálculo de demanda ponderado para definição de público alvo, e a tipologia sócio psicográfica para gastronomia.por
dc.description.abstractThis paper refers to a study that sought to identify the degree of competitiveness of the enterprise segment of the haute cuisine of the city of Salvador, in the period between the years 2010 and 2012. This study adopted in a descriptive qualitative methodology with semi-structured research approaches adapted in Porter’s structural analysis of industry (1999), which supports the principal theoretical references. Sought support from ontological, religious and historical landmarks for analysis in gastronomy, innovation, and aspects of its founding entrepreneurial initiatives. Adopts a theoretical complement to Schumpeter (1982) for innovation and entrepreneurship, Brillat-Savarin (2009) for the birth of modern commercial gastronomy, Christaller (1933) for location and spatial occupation in the dynamics of strategic business choices and Maslow (1970) in the identification of target geo-socio-economic-psychographic-age of haute cuisine. The investigation revealed a segment of haute cuisine "in training", identified that the segment has a high degree of competitiveness, with low resistance to new entrants. Additionally an investigation revealed a reasonable symmetry among industrialists regarding the criteria for definition of haute cuisine, citing 26 criteria as indispensable, and (referred to in this paper as “the A to Z of haute cuisine”. In this work suched systematizations new to the business segment of high gastronomy, as the stages of maturing markets, the hierarchical pyramid of human needs from the perspective of gastronomy, and a model calculation of weighted demand.eng
dc.description.provenanceSubmitted by ROSELI ANDRADE ([email protected]) on 2016-05-10T18:18:17Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao PAULO PATRICIO COSTA.pdf: 4603837 bytes, checksum: d495746018dae5fde00c2f31cf177a56 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-10T18:18:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao PAULO PATRICIO COSTA.pdf: 4603837 bytes, checksum: d495746018dae5fde00c2f31cf177a56 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-04-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/446/Dissertacao%20PAULO%20PATRICIO%20COSTA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAlta Gastronomia. Restaurantes. Competitividade estratégica. Salvador-Ba. Economia Urbanapor
dc.subjectHaute Cuisine. Gastronomy. Food Marketing. Salvador-Ba. Urban Economicseng
dc.subject.cnpqECONOMIA REGIONAL E URBANApor
dc.titleTempero baiano no desenvolvimento urbano: análise de competitividade do segmento empresarial da alta gastronomia de Salvadorpor
dc.title.alternativeSpice baiano in urban development: analysis of competitiveness of high business segment Salvador de cuisineeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao PAULO PATRICIO COSTA.pdfDissertacao PAULO PATRICIO COSTA4,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons