???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/98
Tipo do documento: Dissertação
Título: A TRANSFORMAÇÃO DAS ESCOLAS AGROTÉCNICAS FEDERAIS DA BAHIA EM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO: UMA ANÁLISE DO SEU MODELO DE GESTÃO
Autor: Peneluc, Nilza Gomes Correia 
Primeiro orientador: Fadul, Elvia Mirian Cavalcanti
Primeiro membro da banca: Oliveira, Simone Maria Rocha
Segundo membro da banca: Souza, Antonio Ricardo de
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar as mudanças organizacionais ocorridas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Catu, com a edição da Lei 11.892/2008 e identificar o modelo de gestão predominante no referido Campus, segundo a percepção de seus dirigentes. Para tanto, em um primeiro momento, foram descritas as características presentes nos modelos de gestão pública (patrimonialista, burocrático, gerencial) e caracterizadas as dimensões básicas de análise organizacional (estrutura e estratégia) presentes no mencionado Instituto, segundo a ótica de Souza (2007). A pesquisa de campo foi realizada com os gestores da Instituição, procurando identificar de acordo com a opinião dos mesmos, o modelo de gestão pública predominante na estratégia estrutura do Campus. Por fim, são apresentados e analisados os dados obtidos. As análises indicam que foi possível perceber do ponto de vista da estratégia que o IF Baiano Campus Catu apresenta um direcionamento para o modelo burocrático de gestão, com 58,66% (cinquenta e oito, vírgula sessenta e seis por cento). Enquanto que em relação a sua estrutura é possível perceber que há uma tendência para o modelo gerencial, apresentando 55,77% (cinquenta e seis, vírgula setenta e sete por cento) do total de pesquisados com esta percepção.
Palavras-chave: Modelos de gestão pública
IF Baiano
Dimensões de análise organizacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: PENELUC, Nilza Gomes Correia. A TRANSFORMAÇÃO DAS ESCOLAS AGROTÉCNICAS FEDERAIS DA BAHIA EM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO: UMA ANÁLISE DO SEU MODELO DE GESTÃO. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/98
Data de defesa: 4-Oct-2012
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Nilza Peneluc.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.