???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/89
Tipo do documento: Dissertação
Título: O CONTROLE INTERNO NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DA BAHIA
Autor: Miranda, Bárbara Leonora Souza de 
Primeiro orientador: Fadul, Elvia Mirian Cavalcanti
Primeiro membro da banca: Fialho, Sérgio
Resumo: O objetivo deste trabalho é entender qual o efetivo estágio de implantação do Decreto n. 3.591/00, o qual determina a implantação de órgãos de controle interno no âmbito do Poder Executivo Federal. O estudo realizado a partir do estudo de caso múltiplo nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Estado da Bahia. Como fundamentação teórica utilizou-se a base conceitual sobre as Reformas Administrativas e bem como do Controle em sua classificação, tipologias e modelos. A pesquisa foi realizada nas IFES do Estado da Bahia, utilizando-se dois tipos de instrumentos de pesquisa: a entrevista, direcionada aos responsáveis pelo órgão de Controle Interno e questionários, aplicados a todos o corpo técnico responsável pelo órgão. Os resultados encontrados indicam que a implantação desses órgãos ainda encontra-se em fase inicial, sendo a motivação para a sua implantação a necessidade de atendimento a determinação legal e do cumprimento de orientações de órgãos exteriores. Os indícios encontrados apontam ainda para um distanciamento entre a forma de atuação desses órgãos e o que deveria ser a sua prática, tanto em termos conceituais, quanto em termos técnicos. Dessa forma, as conclusões sugerem a necessidade de novos estudos e novas práticas a fim de tornar a atividades desses órgãos efetivas.
Palavras-chave: Gestão Pública
Reforma Administrativa
Controle
Controle Interno
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: MIRANDA, Bárbara Leonora Souza de. O CONTROLE INTERNO NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DA BAHIA. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/89
Data de defesa: 25-May-2012
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao BARBARA LEONORA SOUZA DE MIRANDA.pdf715,09 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.