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Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel do atacado distribuidor generalista na cadeia de abastecimento do pequeno varejista - estudo de caso de um atacadista do Estado da Bahia
Autor: Bretanha, Jader Rubens Garcia
Primeiro orientador: Melo, Paulo Márcio da Silva
Primeiro membro da banca: Paulo Márcio da Silva, Melo
Segundo membro da banca: José Gileá de, Souza
Terceiro membro da banca: Manoel Joaquim Fernandes de, Barros
Resumo: O mercado varejista passa por muitas mudanças de comportamento, principalmente em relação ao consumidor que busca um melhor atendimento e comodidade na hora da optar por onde realizar suas compras. O tempo é um fator cada vez mais valorizado no dia a dia destes consumidores, as atribuições enfrentadas são cada vez mais desafiadoras diante de um ambiente econômico com baixa estabilidade e alta competitividade. Portanto para este consumidor ir ao varejo e não encontrar o que procura, significa perda de tempo e forte possibilidade de mudança de local de compras. Para isso os varejistas são desafiados a apresentar mudanças que melhorem cada vez mais esta relação, onde ter o produto desejado disponível na gôndola do varejo é um desafio constante. O Atacado Distribuidor Generalista de Entrega (ADGE) é responsável por apoiar os pequenos varejistas a estarem preparados para atender bem seus clientes, sua cobertura para este perfil de cliente chega a atingir 95% no território Brasileiro. Dessa forma, o objetivo principal dessa dissertação é avaliar os possíveis gargalos na relação entre o ADGE e o pequeno varejista da Bahia que podem causar desabastecimento ou “ruptura” de produtos no ponto de venda e por consequência a perda da fidelidade do consumidor final. De modo específico pretende-se analisar as seguintes especificidades do ADGE: Funcionamento da cadeia de abastecimento entre o ADGE e o pequeno varejista da Bahia, identificar e analisar os possíveis gargalos nessa relação, identificar os impactos desses gargalos, identificar se a ruptura de produtos é um dos impactos e com qual frequência isso ocorre, e por último identificar o grau de satisfação do pequeno varejista em relação aos serviços de abastecimento do atacadista distribuidor. Avaliar o serviço oferecido pelo ADGE é fator preponderante desta pesquisa, para isso duas funcionalidades especificas foram relevantes na condução da busca das informações: a venda e o processo de entrega das mercadorias. A metodologia utilizada para esta avaliação foi a coleta de dados através de entrevista com base no roteiro semiestruturado. Esta atividade foi realizada no primeiro semestre de 2019 com um universo de 12 varejistas, compreendendo 3 principais atributos sobre o papel do ADGE na cadeia de abastecimento do pequeno varejista da Bahia são eles: perfil do pequeno varejista do estado da Bahia, qualidade da entrega do ADGE e poder e dependência do varejista para com o ADGE. Os atributos que que foram considerados como pontos fortes do ADGE segundo os varejistas entrevistados foram “Preço”, de natureza comercial, mix amplo de produtos para vender, entrega dos produtos comprados (abastecimento), flexibilidade de compra fracionada, relacionamento com o Representante Comercial Autônomo (RCA) e parceria de ações promocionais que alavancam a competitividade destes pequenos varejistas. Por outro lado, o atributo que foi considerado menos importante para os clientes entrevistados foram: a diferença de pedidos realizados x pedidos recebidos, dificuldade de entrar em contato com a empresa para sanar possíveis problemas de atendimento e entrega, avarias constantes na mercadoria entregue, prazo negociado para entrega não é efetivo e falta de ações de inovação. A partir das entrevistas foram construídas 26 tabelas que mediram a importância e desempenho do ADGE, assim como o perfil e principais desafios destes pequenos empreendedores. Desta forma é possível afirmar que os resultados deste trabalho proporcionará uma melhor leitura da prestação de serviço do ADGE dedicado aos pequenos varejistas do estado da Bahia, possibilitando a redução das oportunidades que possam existir em relação ao papel do ADGE na cadeia de abastecimento do pequeno varejista. Portanto, colocar em evidência os pontos em que os clientes consideram mais importantes além de analisar as melhores práticas do mercado é um diferencial para determinar vantagem competitiva perante o mercado do varejo alimentar de uso e consumo.
Abstract: The retail market is undergoing many behavioral changes, especially in relation to consumers seeking better service and convenience when choosing where to shop. Time is an increasingly valued factor in the daily life of these consumers, the attributions faced are increasingly challenging in the face of an economic environment with low stability and high competitiveness. So for this consumer to go to retail and not find what they are looking for, it means a waste of time and a strong possibility of changing the place of purchase. For this, retailers are challenged to make changes that increasingly improve this relationship, where having the desired product available on the retail gondola is a constant challenge. Wholesale General Delivery Distributor (ADGE) is responsible for supporting small retailers to be prepared to serve their customers well, their coverage for this customer profile reaches 95% in the Brazilian territory. Thus, the main objective of this dissertation is to evaluate the possible bottlenecks in the relationship between ADGE and the small retailer in Bahia that may cause shortages or “breakage” of products at the point of sale and, consequently, the loss of endconsumer loyalty. Specifically, we intend to analyze the following specificities of ADGE: Supply chain operation between ADGE and the small retailer of Bahia, identify and analyze the possible bottlenecks in this relationship, identify the impacts of these bottlenecks, identify if product breakdown is one of the impacts and how often it occurs, and finally identify the retailer's satisfaction with the distributor wholesaler's supply services. Evaluating the service offered by ADGE is a preponderant factor of this research, for that two specific functionalities were relevant in the conduction of the search of the information: the sale and the process of delivery of the goods. The methodology used for this evaluation was data collection through interviews based on the semi-structured script. This activity was carried out in the first half of 2019 with a universe of 12 retailers, comprising 3 main attributes about ADGE's role in the supply chain of the small retailer of Bahia: profile of the small retailer of the state of Bahia, quality of delivery ADGE and retailer's power and dependence on ADGE. Attributes that were considered as strengths of ADGE according to the retailers interviewed were “Price”, commercial in nature, broad mix of products to sell, delivery of purchased products (supply), fractional buying flexibility, relationship with the Independent Commercial Representative. (RCA) and partnership of promotional actions that leverage the competitiveness of these small retailers. On the other hand, the attribute that was considered less important for the interviewed customers were: the difference between orders placed versus orders received, difficulty in contacting the company to solve possible service and delivery problems, constant breakdowns in the delivered goods, deadline. Negotiated for delivery is not effective and lack of innovation actions. From the interviews were built 26 tables that measured the importance and performance of ADGE, as well as the profile and main challenges of these small entrepreneurs. Thus, it is possible to affirm that the results of this work will provide a better reading of ADGE's service delivery to small retailers in the state of Bahia, reducing the opportunities that may exist regarding ADGE's role in the small retailer's supply chain. . Therefore, highlighting the points that customers consider most important in addition to analyzing the best practices in the market is a differential to determine competitive advantage in the food and consumption retail food market.
Palavras-chave: : Cadeia de Abastecimento. Ruptura de produtos. Pequeno varejista. Qualidade do serviço
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Bretanha, Jader Rubens Garcia. O papel do atacado distribuidor generalista na cadeia de abastecimento do pequeno varejista - estudo de caso de um atacadista do Estado da Bahia. 2022.104 f. : il. Dissertação ( Administração) - UNIFACS, Salvador.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/823
Data de defesa: 31-Mar-2022
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