Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/781
Tipo do documento: Dissertação
Título: Impacto da aplicação das metodologias ativas na formação de capital humano para o desenvolvimento humano local
Autor: Barbosa, Ivanildo da Silva
Primeiro orientador: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Primeiro membro da banca: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Segundo membro da banca: Silva, Cássio Jânio dos Santos
Terceiro membro da banca: Reis, Renato Barbosa
Quarto membro da banca: Fialho, Sergio Hage
Resumo: Nos dias atuais, a implementação da metodologia ativa na educação, especialmente nos cursos de medicina, proporciona discentes mais aptos para a inserção no mercado de trabalho, portanto, essa pesquisa procura responder ao significado dessa implementação. Demonstra também a importância de fornecer uma educação em que todos tenham acesso a essa metodologia. Busca também a inclusão dessa inovação no currículo acadêmico, minimizando o ensino tradicional. A estratégia metodológica foi norteada por ser um estudo comparativo, considerando o seguinte recorte: os ex-alunos do curso de medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os questionários aplicados aos entrevistados buscaram compreender como a aplicação das metodologias ativas na formação de capital humano em medicina impactou o desenvolvimento humano local, além de indicar a importância da implementação de políticas públicas na nova metodologia para uma melhor inserção dos estudantes de medicina, da UNEB e da UFBA, no mercado de trabalho.
Abstract: Nowadays, the implementation of the active methodology in education, especially in medical courses, provides students better able to enter the job market, therefore, this research seeks to answer the meaning of this implementation. It also demonstrates the importance of providing an education in which everyone has access to this methodology. It also seeks to include this innovation in the academic curriculum, minimizing traditional teaching. The methodological strategy was guided by being a comparative study, considering the following excerpt: the former students of the medical course at the University of the State of Bahia (UNEB) and the Federal University of Bahia (UFBA). The questionnaires applied to the interviewees sought to understand how the application of active methodologies in the formation of human capital in medicine impacted local human development, in addition to indicating the importance of implementing public policies in the new methodology for a better insertion of medical students, UNEB and UFBA, in the labor market.
Palavras-chave: Metodologia ativa, educação superior, desenvolvimento humano.
Área(s) do CNPq: Desenvolvimento Regional e Urbano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: Barbosa, Ivanildo da Silva. Impacto da aplicação das metodologias ativas na formação de capital humano para o desenvolvimento humano local. 2021. 139 f. Dissertação (Desenvolvimento Regional e Urbano) - UNIFACS, Salvador, 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/781
Data de defesa: 21-Jun-2021
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano
Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVANILDO DA SILVA BARBOSA.pdf2,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.