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Tipo do documento: Dissertação
Título: Opções estratégicas para internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras do segmento de fruticultura
Autor: Vianna , Roberto Nogueira
Primeiro orientador: Ladeira, Rodrigo
Primeiro membro da banca: Ladeira, Rodrigo
Segundo membro da banca: Monteiro, Augusto de Oliveira
Terceiro membro da banca: Oliveira, Sérgio Ricardo Góes de
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar as opções estratégicas de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras do segmento de fruticultura, contempladas por programas de desenvolvimento e internacionalização. Identificar as dificuldades de internacionalização e os mecanismos de apoio às exportações, além das formas de cooperação empresarial adotadas pelo setor. Trata-se de uma pesquisa descritiva com amostragem aleatória estratificada. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de questionário estruturado com questões padronizadas e o meio para a obtenção de informações foi o método survey. Diante dos dados apurados com as sessenta e cinco empresas respondentes desta pesquisa, foi constatado, em sua maioria, que as empresas destinam boa parte da sua produção ao mercado externo, utilizam a exportação (direta e indireta) como estratégia de internacionalização e se encontram num estágio em que as operações de exportação estão incorporadas às ações estratégicas da empresa e estabelecem postura profissional na condução dos seus negócios internacionais. Ficou evidenciado que o fator financeiro e o mercadológico se apresentaram como relevantes no processo motivacional para exportação. Constatou-se que as empresas estão habilitadas a atender aos mercados mais exigentes. Os fatores ambientais (baixa cotação de moeda estrangeira e logística deficiente) se caracterizam como as principais dificuldades em exportar. Em face aos resultados, observou-se que as empresas se utilizam de estruturas associativistas (cooperativas e associações) e adotam a cooperação intra e interempresarial como alternativa competitiva para internacionalização. A pesquisa demonstrou que as empresas possuem relativo conhecimento dos mecanismos de apoio e fomento às exportações. Em conclusão, as empresas necessitam estar estimuladas e capacitadas a adotar estratégias que as tornem competitivas a operar no comércio internacional.
Abstract: The objectives of this dissertation are analyzing the strategic options for the internationalization of the Brazilian small and medium sized firms within the fruit growing industry, granted by the development and internationalization programs; identifying their internationalizing difficulties and the mechanisms available for supporting the exports, as well as the models of business cooperation adopted by the sector. It follows a descriptive approach while making use of a stratified random sampling. The data was collected by applying a structured questionnaire containing standardized questions. The information was obtained through the surveying method. In considering the data collected among the sixty five answering firms, it was evident that the majority of the firms sell a big part of their production to the foreign market, use the exports (direct and indirect) as an internationalization strategy, and find themselves at a stage in which the export operations become part of their strategic actions and determine a professional behavior for conducting their international business. It became clear that the financial and the marketing factors are relevant to motivating the exporting process. It was evident that the firms are prepared to meet the requirements of the most demanding markets. The environmental factors (the foreign exchange low value and the logistics problems) can be considered the main difficulties form exporting. Given the results, it was noticed that the firms make use of associative models (cooperatives and associations) and adopt intra and inter-firm cooperation as a competitive alternative for internationalization. The research showed that the firms are well acquainted with the mechanisms for supporting and stimulating exports. It is concluded that the firms need to be stimulated and capable of adopting strategies that make them competitive enough to play the international trade.
Palavras-chave: Estratégias empresariais; Comércio exterior; Pequenas e médias empresas; Fruticultura.
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Vianna , Roberto Nogueira. Opções estratégicas para internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras do segmento de fruticultura. 2008. 121 f. Dissertação(Administração) - UNIFACS, Salvador, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/780
Data de defesa: 25-Abr-2008
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