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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Marcus Amany Castellarpt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200119Y9por
dc.contributor.advisor1Fialho, Sérgiopt_BR
dc.contributor.referee1Bisneto, José Pereira Mascarenhaspt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790504Y4por
dc.contributor.referee2Fialho, Nadia Hagept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707045D2por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:26Z-
dc.date.available2011-10-10pt_BR
dc.date.issued2011-04-28pt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO, Marcus Amany Castellar. THE TEACHING OF ENTREPRENEURSHIP IN THE ADMINISTRATION OF COURSES CITY OF SALVADOR. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2011.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/61-
dc.description.resumoEste trabalho estuda de modo comparativo, por meio de pesquisa exploratória com enfoques qualitativos e quantitativos, como é realizado o ensino do empreendedorismo nos cursos presenciais de graduação em administração das IES de Salvador, tendo sido pesquisadas 38 IES (Instituição de Ensino Superior). O suporte teórico consta de: o estudo do conceito de empreendedor e sua evolução histórica; as definições, as classificações e as características mais adotadas para qualificar o empreendedor; o papel do empreendedor no contexto da sociedade; e a forma de como está sendo feita a educação formal dos empreendedores nas IES. Como objetivos específicos, procurou-se verificar quais são as abordagens utilizadas pelas IES nas estruturas curriculares em relação ao empreendedorismo, caracterizar e analisar comparativamente os conteúdos composicionais das disciplinas obrigatórias em empreendedorismo, destacando os mais proeminentes,e analisar os docentes das disciplinas obrigatórias específicas em empreendedorismo quanto a sua formação acadêmico-profissional e sua percepção do ensino do empreendedorismo.Como instrumentos de coleta, foram utilizados um formulário e dois questionários; o formulário procurou qualificar as IES e determinar os coordenadores dos cursos presenciais em administração; o primeiro questionário procurou determinar qual o enfoque utilizado no ensino do empreendedorismo nas IES, analisando a grade curricular, o nome e as fases em que são oferecidas as disciplinas obrigatórias e específicas em empreendedorismo, as suas ementas e bibliografias, além de determinar os seus respectivos professores; o segundo questionário procurou qualificar e identificar os coordenadores dos cursos e os professores das disciplinas obrigatórias e específicas em empreendedorismo, e as suas percepções quanto ao ensino do empreendedorismo. A conclusão geral deste trabalho é a existência de forte convergência entre as IES em relação a todos os quesitos examinados: as IES de Salvador, em sua ampla maioria, adotam a forma da disciplina obrigatória específica para o ensino do empreendedorismo, essas disciplinas são altamente similares em conteúdo, bibliografia e fase curricular de oferta aos alunos, e a formação, a experiência e a percepção da elevada maioria dos docentes são expressivamente homogênea. Além disso, conforme os dados apresentados neste trabalho, os resultados encontrados para Salvador são também similares, de modo geral, aos resultados registrados em estudos realizados no Sul do país, o que indica uma sintonia de Salvador com a perspectiva acadêmica de outros centros de conhecimento do país. Por fim, recomenda-se que novos estudos sejam realizados com o intuito de consolidar o ensino do empreendedorismo, especialmente estudos dirigidos à avaliação da eficácia desse ensino em termos de construção de competências e habilidades.por
dc.description.abstractThe purpose of this comparative work is to study, through exploratory qualitative and quantitative research approaches, how the entrepreneurship education is taught in undergraduate administration courses of the IES from Salvador, and in this work 38 IES (Higher Education Institution) were surveyed. The theoretical framework for this study consists of the study of the concept of entrepreneur and its historical evolution; the definitions, the classifications and the most common characteristics to describe the entrepreneur; the role of the entrepreneur in society; and how it has been thought the formal education of entrepreneurs in IES. The specific objectives are: to determine what the approaches used by IES in curricular structures related to entrepreneurship are; to analyze comparatively the compositional contents of required disciplines in entrepreneurship, emphasizing the most prominent ones, and to analyze the teachers of the specific required disciplines in entrepreneurship focusing on their academic and professional training and their perception of the entrepreneurship education. As data collection instruments, a form and two questionnaires were used; the form intended to qualify the IES and to determine the coordinators of the classroom courses in business; the first questionnaire intended to determine the approach used in entrepreneurship education in IES, analysing the curriculum, the name and the phases, the required disciplines and the specific disciplines in entrepreneurship courses, their summaries and bibliographies, and to determine their respective teachers; the second questionnaire intended to qualify and to identify the coordinators perceptions and the teacher s perception of the specific required disciplines in entrepreneurship education. The general conclusion of this work is the existence of a strong convergence of the IES to the following topics: most IES from Salvador have a required specific discipline in entrepreneurship; these disciplines have a very similar content, bibliography and curriculum offered to students, and the academic training, the experience and the perception of most teachers are significantly homogeneous. Moreover, according to the data presented in this work, in general the results observed in Salvador are similar to the results observed in researches done in the South, what indicates a syntony between Salvador and the academic perspective of the other knowledge centers of the country. Finally, it is recommended further studies in order to consolidate the entrepreneurship education, especially studies aimed at evaluating the effectiveness of teaching in terms of building skills and abilities.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MARCUS AMANY CASTELLAR PINHEIRO.PDF: 929122 bytes, checksum: da9911a30e3788a347c29d5779b4be51 (MD5) Previous issue date: 2011-04-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/548/Dissertacao%20MARCUS%20AMANY%20CASTELLAR%20PINHEIRO.PDF.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEnsino do empreendedorismopor
dc.subjectInstituições de ensino superiorpor
dc.subjectDisciplinas obrigatórias e específicas em empreendedorismopor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectEntrepreneurship educationeng
dc.subjectHigher education institutioneng
dc.subjectMandatory specific required disciplineseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleO ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE DE SALVADORpor
dc.title.alternativeTHE TEACHING OF ENTREPRENEURSHIP IN THE ADMINISTRATION OF COURSES CITY OF SALVADOReng
dc.typeDissertaçãopor
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