Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, César Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750998J7por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Augusto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B362795por
dc.contributor.referee1Barros, Manoel Joaquim Fernandes dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700050P1por
dc.contributor.referee2Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcantept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767241U9por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:47Z-
dc.date.available2007-10-01pt_BR
dc.date.issued2007-01-20pt_BR
dc.identifier.citationBARRETO, César Santos. As condições de competitividade e a viabilidade das estratégias de diferenciação no setor de produtos asfálticos nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco: um estado comparativo entre duas empresas do setor. 2007. 148 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/148-
dc.description.resumoEsta dissertação buscou analisar a evolução das condições de competitividade do setor de distribuição de produtos asfálticos nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, identificando os segmentos de mercado existentes e as lógicas competitivas que eles obedecem. Analisaram-se, então, as estratégias adotadas por duas empresas do setor e sua eficácia, tendo em vista esclarecer se as estratégias baseadas em serviços complementares utilizadas para diferenciação de produtos asfálticos têm proporcionado melhores resultados em market-share, faturamento, grau de fidelidade e qualidade do serviço. Para tanto, foi feita inicialmente uma pesquisa com a Petrobras única fonte produtora de produtos asfálticos , e um estudo comparativo entre as duas empresas escolhidas. Além disso, foram realizadas pesquisas com os clientes destas empresas para identificar que serviços complementares são considerados importantes por eles. A pesquisa demonstrou que ambas as empresas utilizam estratégias baseadas em desenvolvimento de produtos e prestação de serviços complementares, mas estas últimas estratégias são mais voltadas para o campo tático e operacional que para o campo estratégico. Estas medidas se mostraram úteis para conquista e manutenção de clientes, mas não decisivas, o que foi corroborado pela redução das margens na venda de produtos. Verificou-se, também, que os clientes percebem algumas destas medidas como importantes para definição de um fornecedor deste tipo de produto, mas não as consideram motivo suficiente para possuir fidelidade com algum fornecedor. Isto demonstrou que há a necessidade de estreitar o relacionamento com os clientes para identificar que outros aspectos são importantes para definição de um fornecedor de produtos asfálticos, e desenvolver estratégias realmente inovadoras que possam garantir uma posição de vanguarda por mais tempo.por
dc.description.abstractThis dissertation was intended to analyze the evolution of the competition conditions of asphalt distribution s sector at the states of Bahia, Sergipe, Alagoas and Pernambuco identifying the market segments and the competitive logic that they follow. Then, were analyzed the strategies adopted by two players of the sector and their efficacy, to clarify if the strategies based on complementary services adopted to differentiate asphalts have provided better results in market-share, sales, level of fidelity and quality of service. For this, first, a research was done at Petrobras the only enterprise that products asphalt , and a comparative study between the two players chosen. Besides, researches were done with clients of these players to identify the complementary services that are considered important for them. The research showed that both players use strategies based on development of products and offering of complementary services, but these last strategies seem to be more tactical and operational than really strategic. These actions appeared useful to catch and keep clients, but not decisive, which was corroborated for the reduction of the product sales profits. It was possible to realize that clients consider some of these actions important to the definition of a supplier of this kind of product, but they do not consider it a strong reason to get fidelity with any supplier. This can show that is necessary to increase the relationship with the clients to identify other things that are important to them to choose a supplier of asphalt, and to develop strategies really new that can asseverate a position of vanguard for a long time.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Cesar Barreto.pdf: 383863 bytes, checksum: 2f142ef619fc90115648202f167b3f54 (MD5) Previous issue date: 2007-01-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/647/Dissertacao%20Cesar%20Barreto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdutos asfálticospor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectEstratégias de diferenciaçãopor
dc.subjectServiços complementarespor
dc.subjectRetenção de clientespor
dc.subjectAsphaltseng
dc.subjectCompetitioneng
dc.subjectDifferentiation strategieseng
dc.subjectComplementary serviceseng
dc.subjectKeeping of clientseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAs condições de competitividade e a viabilidade das estratégias de diferenciação no setor de produtos asfálticos nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco: um estado comparativo entre duas empresas do setorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Cesar Barreto.pdf374,87 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.