Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlcântara, Verena de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253514D3por
dc.contributor.advisor1Fialho, Sérgiopt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Manoel Joaquim Fernandes dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700050P1por
dc.contributor.referee2Hetkowski, Tânia Mariapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796602E9por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:41Z-
dc.date.available2014-01-13pt_BR
dc.date.issued2009-10-19pt_BR
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Verena de Souza. Do presencial ao virtual processos organizacionais e recursos pedagógicos para a eficácia em educação a distância. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2009.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/120-
dc.description.resumoCom o significativo crescimento da Educação à Distância (EAD) nas últimas décadas, baseada em novo paradigma organizacional e pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem, torna-se essencial o foco analítico na validação da qualidade dos cursos e da aprendizagem dos alunos optantes por esta modalidade educacional. O presente trabalho tem como finalidade o estudo, a análise e a avaliação do modelo operacional e pedagógico para os cursos à distância estabelecidos e executados por uma instituição de ensino superior utilizando, essencialmente, a tecnologia WWW, empregando um olhar específico para os processos administrativos inerentes e essenciais à modalidade. Para isso é apresentado o cenário das transformações tecnológicas e o surgimento da sociedade da informação, a relação existente entre sociedade, tecnologia e educação e, logo em seguida, são pesquisados os aspectos históricos da EAD, o seu desenvolvimento e legislação no Brasil. Segue-se o exame dos conceitos relacionados à estruturação de um sistema EAD utilizando a tecnologia WWW e os requisitos envolvidos, com destaque para os aspectos organizacionais/pedagógicos, a gestão dos conteúdos, o suporte e a tecnologia. Com base nesse exame, é construído um modelo referencial de análise que norteia a execução da pesquisa qualitativa e a análise subseqüente. Optou-se por uma pesquisa exploratório-descritiva e um instrumento referencial foi elaborado para amparar a pesquisa de campo visando facilitar a verificação das variáveis propostas. A análise das publicações institucionais referentes aos projetos dos cursos, a observação direta da pesquisadora e a coleta de depoimentos dos profissionais envolvidos no processo operacional dos cursos complementam a realização da investigação e subseqüente estudo analítico e comparativo com o modelo proposto pela citada instituição, gerando uma base analítica para que este possa ser gradativamente aprimorado. Ainda que seja visível um alinhamento geral da experiência da UNIFACS aos requisitos estabelecidos no modelo, a conclusão da pesquisa revela que determinadas variáveis ou proposições do estudo não se confirmaram de forma plena, apontando para alguns pontos de distanciamento entre teoria e prática organizacional, deixando, assim, espaço aberto para ações de aperfeiçoamento e novos estudos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Verena Alcantara.pdf: 3021654 bytes, checksum: 8d648585e1166808bc5c8d58c8525d54 (MD5) Previous issue date: 2009-10-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/695/Dissertacao%20Verena%20Alcantara.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectSociedade Informacionalpor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDo presencial ao virtual processos organizacionais e recursos pedagógicos para a eficácia em educação a distânciapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Verena Alcantara.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.