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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inteligência artificial e seus efeitos na empregabilidade do docente do ensino superior em Administração
Autor: Silveira, Rita Conceição Barreiros da
Primeiro orientador: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Primeiro membro da banca: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Segundo membro da banca: Fialho, Sérgio Hage
Terceiro membro da banca: Mesquita, Luiz Fernando Quintanilha de
Resumo: A Inteligência Artificial (IA), dentro do atual contexto da transformação digital, tem exercido papel de influência fundamental na reestruturação e relacionamento da sociedade contemporânea, trazendo consigo efeitos e desafios como nunca vistos antes. Nesse sentido, a IA tornouse um importante vetor de expansão revolução digital em andamento, uma vez que permeia entre os mundos digital, físico e biológico, apoiando por exemplo, no último caso, os experimentos na genética. A complexidade dessas contribuições traz, inevitavelmente, mudanças significativas e provavelmente irreversíveis em todos os aspectos da vida humana. Nessa perspectiva, considerando o grande impacto com que a IA tem alterado substancialmente o sistema de ensino e aprendizagem educacional, o objetivo dessa pesquisa é canalizar o estudo para investigar uma das consequências do avanço da IA, seus efeitos na empregabilidade das pessoas, tendo como pergunta de partida: Qual o impacto da Inteligência Artificial sobre a empregabilidade do professor do ensino superior em administração? O presente marco teórico versa sobre o efeito da IA no sistema educacional e, por consequência, como esses efeitos impactam na empregabilidade do docente do ensino superior em Administração. A metodologia adotada neste estudo possui caráter quantitativo e qualitativo. Os instrumentos de coleta favoreceram a compreensão dos comportamentos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação; a coleta foi realizada por meio do instrumento de pesquisa de um questionário, aplicados virtualmente. Como contribuição científica, foram mapeadas na literatura pelo menos 22 competências, que o docente do ensino superior deve possuir, frente ao novo cenário concernente ao processo educacional, atestando-se, mediante os achados extraídos do formulário direcionado aos docentes do ensino superior em administração, que 97,18% delas são implementadas em sala de aula. As competências do docente superior, passíveis de serem absorvidas pela IA, corresponderam a 77,29%. Entretanto, desse percentual, 34,09% referem-se àquelas que serão absorvidas no prazo indeterminado
Abstract: Artificial Intelligence (AI), within the current context of digital transformation, has exercised the role of fundamental influence in restructuring and relating the contemporary society, bringing with it effects and challenges as never seen before. In this sense, IA became an important vector of expanding digital revolution in progress, once it permeated between the digital, physical, and biological worlds, supporting for example, not the last case, the experiments in genetics. A complex of this contributions made, inevitably, significant, and irreversible changes in all aspects of human life. This perspective, considering or significant impact as AI has altered or educational system of teaching and learning, or aim of the research and channel or study to investigate some consequences of the advance of AI, its effects on people entrepreneurship. We have as a starting question: What is the impact of Artificial Intelligence on the entrepreneurship of the teacher of higher education in administration? The present theoretical framework deals with the effect of the IA in the educational system and, so, how these effects affect the entrepreneurship of teaching teachers in higher education in Administration. A method used in this study has a quantitative and qualitative character. The queue instruments favor the understanding of two behaviors from the perspective of two research subjects; The ponytail was made by a research instrument of a questionnaire, applied virtually. As a scientific contribution, forms mapped to literature with less than 22 competencies, which the higher education teacher must have, in front of the new forum concerning the educational process, attesting, by the information extracted from the form addressed to the higher education teachers in administration, that 97.18% of them are implemented in the classroom. The higher teaching competencies, passive of being absorbed by IA, correspond to 77.29%. Meanwhile, from this percentage, 34.09% refers to those that will be absorbed for an indeterminate period
Palavras-chave: Inteligência Artificial, empregabilidade, docência do ensino superior.
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Silveira, Rita Conceição Barreiros da. Inteligência artificial e seus efeitos na empregabilidade do docente do ensino superior em Administração. 2021. 123 f. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/931
Data de defesa: 28-Set-2021
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Administração

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