Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/917
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O uso de sistemas de informações gerenciais para agregar valor ao processo de tomada de decisão em instituições de Ensino Superior |
Autor: | Souza, Lucas Almeida de |
Primeiro orientador: | Barros, Manoel Joaquim Fernandes de |
Primeiro membro da banca: | Barros, Manoel Joaquim Fernandes de |
Resumo: | Os sistemas de Informações Gerenciais são peças fundamentais no processo decisório nas Instituições de Ensino Superior (IES). Este estudo realiza um le vantamento bibliométrico, buscando demarcar o estado da arte acerca da se guinte problemática: como os sistemas de informações gerenciais agregam valor ao processo de tomada de decisão em uma instituição de ensino superior? Neste sentido, procura demarcar os conceitos-chave “sistema de informações gerenci ais” e “processo de tomada de decisão” através da identificação dos seus marcos teóricos. Finalmente, através do recenseamento da literatura, foram analisadas estratégias de captura do objeto “agregação” em campo, selecionando indicado res para compor uma proposta de modelo de análise. A metodologia adotada neste estudo possui caráter qualitativo. O instrumento de coleta favorece a com preensão do objeto a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação; a coleta foi realizada por meio de entrevistas aplicadas aos membros do nível estratégico da IES (Diretor Geral), membros do nível gerencial (Coordenadora Acadêmica, Gerente Administrativo) e membros do nível operacional (Coordenadores de Cursos e Professores), aplicados virtualmente e de forma presencial. A análise dos dados coletados aconteceu de forma horizontal, vertical e diagonal, com re lação aos indicadores estudados (velocidade, precisão e complexificação). Os resultados apontam que o sistema de informação gerencial adotado pela IES agrega valor total ao processo de tomada de decisão no nível estratégico, agrega valor parcial ao processo decisório no nível gerencial e não agrega valor ao pro cesso de tomada de decisão no nível operacional. Além disso, fica evidenciado que o maior valor agregado com relação aos indicadores velocidade, precisão e complexificação está na decisão mais relevante para IES, a escolha do curso que será ofertado |
Abstract: | Management Information Systems are fundamental pieces in the decision-mak ing process in Higher Education Institutions (HEI). This study conducts a biblio metric survey, seeking to demarcate the state of the art regarding the following issue: how do management information systems add value to the decision-mak ing process in a higher education institution? In this sense, it seeks to demarcate the key concepts “management information system” and “decision-making pro cess” through the identification of their theoretical frameworks. Finally, through the literature census, strategies for capturing the object “aggregation” in the field were analyzed, selecting indicators to compose a proposal for an analysis model. The methodology adopted in this study has a qualitative character. The collection instrument favors the understanding of the object from the perspective of the re search subjects; the collection was carried out through interviews applied to members of the strategic level of the HEI (Director General), members of the management level (Academic Coordinator, Administrative Manager, and, mem bers of the operational level (Courses Coordinators and Professors), applied vir tually and face-to-face. The analysis of the collected data took place horizontally, vertically and diagonally, in relation to the indicators studied (speed, precision and complexity). The results indicate that the management information system adopted by the HEI adds total value to the decision-making process at the stra tegic level and adds partial value to the decision-making process at the manage rial and operational levels. In addition, it is evident that the greatest added value in relation to the speed, precision and complexity indicators is in the most relevant decision for HEIs, the choice of course to be offered. |
Palavras-chave: | Sistemas de informação gerencial, processo de tomada de de cisão, agregação de val |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Administração |
Programa: | Administração |
Citação: | Souza, Lucas Almeida de. O uso de sistemas de informações gerenciais para agregar valor ao processo de tomada de decisão em instituições de Ensino Superior. 2024. [115 f.]. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador, [2024] . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/917 |
Data de defesa: | 11-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Administração Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucas Almeida de Souza.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.