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Tipo do documento: Dissertação
Título: Dissonância cognitiva na percepção da qualidade do serviço educacional entre regulação e estudantes
Autor: Volta, Claudia Becker
Primeiro orientador: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Primeiro membro da banca: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Segundo membro da banca: Castro, Hélder Uzêda
Terceiro membro da banca: Maia, Maria das Graças Sodré Fraga
Resumo: Este estudo objetivou identificar o nível de dissonância cognitiva dos estudantes das IES privadas em relação aos critérios propostos pelos indicadores de qualidade impostos pela regulação do Estado, considerando os seguintes objetivos específicos: Demarcar os critérios de qualidade de serviço propostos pela Regulação do Estado; Identificar como esses critérios de qualidade são ponderados pelos estudantes; Avaliar a dissonância cognitiva existente entre esta ponderação e a proposta pelo Estado brasileiro. Para alcançar o objetivo do estudo, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica, documental e o método quanti-qualitativo. Foram pesquisados estudantes de uma instituição de ensino privada do curso de Administração, da cidade de Salvador – Ba, no ano de 2023. O estudo apresentou os seguintes resultados após análise: Dimensão - 1 - Organização Didática – Pedagógica, apresentou dissonância positiva, consonante, de 0,06, bem próxima a média dos indicadores ponderados pelos estudantes; Dimensão - 2 – Corpo docente e Tutorial apresentou dissonância negativa de -1,31, afastando – se negativamente da média ponderada pelos estudantes. Dimensão - 3 - Infraestrutura, apresentando uma dissonância de – 0,34. Apresentando para as três dimensões uma dissonância consonante de - 0,53, próximo à média apresentada, considerado para este estudo baixa quando comparada com cada indicador separadamente. A análise qualitativa apresentou aos fatores que influenciaram as dissonâncias, em um aspecto geral e comum às três categorias de dissonância, tanto analisando os dados quantitativamente entre todos os pesquisados e separadamente em entrevista, percebeu-se: dificuldade de compreensão relacionada com o objetivo da pesquisa; dificuldade quanto à quantidade de indicadores propostos; e a falta de conhecimento quanto às nomenclaturas.
Abstract: This study aimed to identify the level of cognitive dissonance among students from private higher education institutions (HEIs) concerning the criteria proposed by the quality indicators imposed by state regulations. The specific objectives included demarcating the quality criteria proposed by state regulation, identifying how students weigh these quality criteria, and assessing the cognitive dissonance between this weighting and the proposal by the Brazilian government. To achieve the study's goal, a bibliographic, documentary, and quantitative qualitative research approach was employed. Students from a private educational institution in the Administration course, located in Salvador – Bahia, in the year 2023, were surveyed. The study revealed the following results after analysis: Dimension 1 - Didactic-Pedagogical Organization showed a positive, consonant dissonance of 0.06, closely approaching the average of indicators weighed by students; Dimension 2 – Teaching Staff and Tutorial showed a negative dissonance of -1.31, diverging negatively from the average weighed by students; Dimension 3 - Infrastructure presented a dissonance of -0.34. Combining the three dimensions, there was a consonant dissonance of -0.53, close to the presented average, considered low when compared with. each indicator separately. The qualitative analysis revealed factors influencing dissonances, common to all three categories of dissonance: difficulty in understanding the research objective, challenges related to the quantity of proposed indicators, and a lack of knowledge regarding terminologies.
Palavras-chave: Qualidade em Educação. Dissonância Cognitiva. Regulação em Educação
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Volta, Claudia Becker. Dissonância cognitiva na percepção da qualidade do serviço educacional entre regulação e estudantes. 2024. [112 f.]. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador, [2024] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/915
Data de defesa: 16-Fev-2024
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Administração

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