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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um jogo sério com o uso do design participativo / Pedro Henrique Pereira
Autor: Pereira, Pedro Henrique
Primeiro orientador: Kronbauer, Artur Henrique
Primeiro membro da banca: Kronbauer, Artur Henrique
Segundo membro da banca: Massa, Mônica de Souza
Terceiro membro da banca: Mascarenhas, Ana Patrícia Fontes Magalhães
Resumo: O conceito de jogos sérios gira em torno de jogos computacionais que têm como finalidade a educação e não o entretenimento em si. Esses jogos têm sido explorados em diversas áreas, como a da saúde, segurança pública e militar. Os jogos sérios permitem que o usuário fique mais imerso na experiência, o que resulta em uma melhor aprendizagem, principalmente quando comparado às outras mídias, como livros e filmes. Na literatura, é possível observar diversos exemplos dos benefícios provenientes do envolvimento do usuário no design de softwares para melhorar a interação humano-computador e a experiência do usuário. Este projeto tem como finalidade apresentar um modelo de desenvolvimento de um jogo sério que ajude no aprendizado de regras gramaticais para alunos do Fundamental 1, utilizando técnicas de design participativo e a metodologia de estudo de caso. Para alcançar o objetivo, será realizado um processo de brainstorming com o público-alvo, em busca de características que seriam relevantes de se ter em um jogo sobre o tema. A primeira etapa do projeto consiste no desenvolvimento do protótipo do jogo, fazendo uso das características e sugestões obtidas no processo de brainstorming e nas pesquisas bibliográficas. Nessa etapa também ocorrerá o teste de usabilidade e User eXperience (UX), com o intuito de observar carências na Interação Humano-Computador (interface, interação, usabilidade e sentimentos hedônicos positivos) e obter mais sugestões de melhorias. Na segunda etapa será apresentada a nova versão do jogo e realizada uma nova avaliação, que terá como intuito analisar, outra vez, a usabilidade e comparar os resultados com a versão anterior. Como resultado, espera se obter o lado positivo e negativo do uso do design participativo no processo de desenvolvimento de um jogo sério, além de levantar os principais aprendizados sobre esse processo. Na última etapa, pretende-se identificar o envolvimento e engajamento na utilização do jogo como uma prática pedagógica, por meio da realização de oficinas e avaliações de pré-teste e pós-teste, além de avaliações de UX para mensurar os sentimentos hedônicos despertados com a utilização de um artefato computacional em que os alunos ajudaram na confecção. Como legado deste projeto, espera-se ter novas contribuições com a utilização do design participativo para o desenvolvimento de jogos sérios, além de disponibilizar um artefato computacional que possa auxiliar no aprendizado de regras gramaticais, atrelada a uma nova prática pedagógica para o aprendizado da língua portuguesa no ensino fundamental
Abstract: The concept of serious games revolves around computer games that intend education and not only entertainment. These games have been explored in several areas, such as health, public security, and the military. Serious games allow the user to be more immersed in the experience, which results in better learning, especially when compared to other media such as books and movies. In the literature, it is possible to observe several examples of the benefits arising from user involvement in software design to improve human-computer interaction and user experience. This project aims to present an analysis of the process of developing a serious game that helps in the learning of grammatical rules for elementary students, using participatory design techniques and the case study methodology. To achieve the objective, a brainstorming process will be carried out with the target audience, in search of characteristics that would be relevant to have in a game on the subject. The first stage of the project consists of the development of the game's prototype, making use of the characteristics and suggestions obtained in the brainstorming process and in the bibliographic research. At this stage, the usability and User eXperience (UX) test will also take place, in order to observe deficiencies in human-computer interaction (interface, interaction, usability, and positive hedonic feelings) and obtain more suggestions for improvements. In the second stage, the new version of the game will be presented, and a new evaluation will be carried out, which will aim to analyze, again, the usability and compare the results with the previous version. As a result, it is expected to obtain the positive and negative sides of the use of participatory design in the process of developing a serious game, in addition to raising the main lessons learned about this process. In the last step, we intend to identify the involvement and engagement in the use of the game as a pedagogical practice, through workshops and pre-test and post test evaluations, as well as UX evaluations to measure the hedonic feelings aroused by the use of a computational artifact in which the students helped in the making. As a legacy of this project, it is expected to have new contributions with the use of participatory design for the development of serious games, in addition to providing a computational artifact that can help in the learning of grammatical rules, linked to a new pedagogical practice for learning Portuguese in elementary school
Palavras-chave: User eXperience; jogos sérios; design participativo
Área(s) do CNPq: Sistemas e computação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Sistemas e Computação
Programa: Sistemas e Computação
Citação: Pereira, Pedro Henrique. Desenvolvimento de um jogo sério com o uso do design participativo / Pedro Henrique Pereira. 2022. 99 f.. Dissertação (Sistemas e Computação) - UNIFACS, Salvador, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/907
Data de defesa: 22-Nov-2022
Aparece nas coleções:Sistemas e Computação
Sistemas e Computação

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