Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/901
Tipo do documento: Dissertação
Título: Requisitos para institucionalização da EAD no ensino superior: um olhar sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
Autor: Leal, Chatyanne Milena Oliveira
Primeiro orientador: Fialho, Sérgio Hage
Primeiro membro da banca: Fialho, Sérgio Hage
Segundo membro da banca: Silva, Lindomar Pinto da
Terceiro membro da banca: Silva, Lindomar Pinto da
Quarto membro da banca: Nóbrega, Yúrica Sato
Resumo: O tema de pesquisa desta dissertação é a expansão da Educação a Distância (EaD) numa Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) e as perspectivas para a sua Institucionalização. O estudo analisou de que modo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vem desenvolvendo o uso da EAD em seus cursos, no contexto da regulação federal para a modalidade, e da operação, com características regulatórias, do programa Universidade Abertas do Brasil (UAB). A investigação baseou-se no conceito de Distância Transacional (MOORE, 1993; PETERS, 2006) para discutir a qualidade pedagógica dos modelos de uso e o grau de autonomia que têm as instituições para decisões das estratégias de EaD, com base no referencial teórico da Teoria Institucional (TOLBERT; ZUCKER,1998), para analisar o relacionamento entre o IFBA e as instâncias regulatórias, dentre as suas práticas de EaD, e em que nível de institucionalização encontra-se o IFBA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória mediante pesquisa bibliográfica da contextualização histórica e conceitual da EaD, análise documental de fontes primárias e secundárias sobre os marcos regulatórios da EaD e do programa da UAB, bem como o uso da entrevista semiestruturada com a equipe da EaD/IFBA Com a pesquisa, constatou-se que a adesão do IFBA ao Sistema UAB resultou na ampliação do número de vagas no ensino de graduação e gerou efeitos positivos para o IFBA e para a sociedade por duas razões principais: por incentivar a oferta de educação a distância – com potencial para atender comunidades em lugares mais longínquos – e devido à gratuidade de curso em todos os níveis de ensino. Não obstante, observa-se também que, face ao modo como o programa UAB está estruturado, corre risco permanente de interrupção na oferta de vagas em EaD no IFBA, devido à dependência dos editais, do pagamento de bolsas e de critérios operacionais da UAB que implicam em restrições à autonomia da instituição de ensino. Foi possível depreender, no contexto analisado, que há subutilização da EaD no IFBA, e que a institucionalização da EAD se torna necessária, com autonomia institucional e condições financeiras estáveis, para ampliação do seu potencial e qualidade pedagógica; constatou-se ainda que os mecanismos regulatórios (da regulação geral e do programa UAB) apresentam problemas estruturais que não respeitam o patamar mínimo de garantia de qualidade na oferta de educação a distância pública e nem tampouco critérios para Autonomia Institucional, o que resulta em entraves de base e em uma gestão da EAD apartada da gestão acadêmica. Assim, na oferta de educação a distância pública, o IFBA está nível pré-institucional em relação ao uso da EaD
Abstract: The research theme of this dissertation is the expansion of Distance Education (DE) in a Public Institution of Higher Education (IPES) and the perspectives for its Institutionalization. The study analyzed how the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA) has been developing the use of distance learning in its courses, in the context of federal regulation for the modality, and of the operation, with regulatory characteristics, of the Universidade Federal de Pernambuco program. Open in Brazil – UAB. The investigation was based on the concept of Transactional Distance (MOORE, 1993; PETERS, 2006) to discuss the pedagogical quality of use models and the degree of autonomy that institutions have for decisions on distance education strategies, based on the theoretical framework of Institutional Theory (TOLBERT; ZUCKER,1998), to analyze the relationship between the IFBA and the regulatory bodies, among its distance education practices, and at what level of institutionalization is the IFBA (pre-institutional; semi-institutional and total) institutionalization). This is a qualitative, exploratory research through bibliographic research of the historical and conceptual contextualization of distance education, document analysis of primary and secondary sources on the regulatory frameworks of distance education and the UAB program, as well as the use of semi-structured interviews with the team of EaD/IFBA. With the research, it was found that the adhesion of the IFBA to the UAB System resulted in the expansion of the number of vacancies in undergraduate education and generated positive effects for the IFBA and for society for two main reasons: by encouraging the offer of distance education – with the potential to serve communities in more distant places – and due to the free courses at all levels of education. However, it is also observed that , given the way the UAB program is structured, there is a permanent risk of interruption in the offer of places in distance education at IFBA, due to dependence on public notices, on the payment of scholarships and on UAB operational criteria that imply restrictions on the autonomy of the educational institution. It was possible to infer, in the analyzed context, that there is underutilization of distance education at IFBA, and that the institutionalization of distance education becomes necessary, with institutional autonomy and stable financial conditions, to expand its potential and pedagogical quality. It was also found that the regulatory mechanisms, the General Regulation and the UAB Program, present structural problems that do not respect the minimum level of quality assurance in the provision of public distance education, nor criteria for Institutional Autonomy, which results in basic obstacles and in a management of distance education separated from academic management. Thus, in the provision of public distance education, the IFBA is at a pre-institutional level in relation to the use of distance education
Palavras-chave: EaD, IPES, UAB, institucionalização, diálogo, estrutura, autonomia institucional, teoria institucional.
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Leal, Chatyanne Milena Oliveira. Requisitos para institucionalização da EAD no ensino superior: um olhar sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). 2022. [150 f]. Dissertação ( Administração) - UNIFACS, Salvador, 2022 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/901
Data de defesa: 17-Fev-2022
Aparece nas coleções:Administração
Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHATYANNE MILENA OLIVEIRA LEAL.pdf2,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.