Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fernando Raimundo Moraes-
dc.contributor.advisor1Lodi, Marluce Dantas de Freitas-
dc.contributor.referee1Lodi, Marluce Dantas de Freitas-
dc.contributor.referee2Pessina, Maria Elisa Huber-
dc.contributor.referee3Vera, Luciana Alves Rodas-
dc.date.accessioned2024-07-05T14:26:12Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationSantos, Fernando Raimundo Moraes. Posse ou acesso? Uma análise da percepção dos usuários sobre a utilização de carro por assinatura. 2022. [83 f]. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/900-
dc.description.resumoCompreender o comportamento dos indivíduos na escolha de novas formas de consumo relacionadas a mobilidade urbana se tornou um desafio, visto a densidade e as mais variadas opções e serviços disponíveis relacionadas a este tema. A pesquisa busca apresentar e discutir as características e percepções dos consumidores de veículos compartilhados, mais precisamente na modalidade de carro por assinatura. Esta forma de consumo desenvolvida com o alicerce dos conceitos da economia compartilhada tem proporcionado um movimento disruptivo onde o acesso ao veículo tem se tornado uma opção cada vez mais utilizada em detrimento a sua propriedade. O estudo foi realizado utilizando-se a pesquisa qualitativa, a fim de coletar informações relevantes através de entrevistas semiestruturadas aplicadas para pessoas que já utilizam este serviço. Com isso, busca-se expandir o conhecimento deste modelo socioeconômico, apresentando as principais tendências relacionadas às temáticas de mobilidade provida por veículo automotor, economia compartilhada e o paradigma da posse versus o acesso. A partir da análise da literatura, foram realizadas entrevistas das quais surgiram categorias através do mapa de cluster utilizando o software NVIVO apresentando assim os fatores que são determinantes para contratação de automóveis por assinatura. Esta discussão possibilitou identificar as principais características e a relevância deste tema, indicando oportunidades e necessidades de pesquisas futuraspor
dc.description.abstractUnderstanding the behavior of individuals in choosing new forms of consumption related to urban mobility has become a challenge, given the density and the most varied options and services available related to this topic. The research seeks to present and discuss the characteristics and perceptions of consumers of shared vehicles, more precisely in the subscription car modality. This form of consumption developed with the foundation of the concepts of the shared economy has provided a disruptive movement where access to the vehicle has become an increasingly used option to the detriment of its property. The study was conducted using qualitative research, in order to collect relevant information through semi-structured interviews applied to people who already use this service. With this, we seek to expand the knowledge of this socioeconomic model, presenting the main trends related to the themes of mobility provided by motor vehicles, shared economy and the paradigm of possession versus access. This discussion made it possible to identify the main characteristics and relevance of this subject, indicating opportunities and needs for future researcheng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2024-07-05T14:26:12Z No. of bitstreams: 1 Fernando Raimundo Moraes Santos.pdf: 2169794 bytes, checksum: 4670e7d7a662804017884bd54d49e50d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-05T14:26:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando Raimundo Moraes Santos.pdf: 2169794 bytes, checksum: 4670e7d7a662804017884bd54d49e50d (MD5) Previous issue date: 2022-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEconomia compartilhada; posse; veículos automotores; comportamento de consumo; serviços de mobilidade; mobilidade urbana.por
dc.subject.cnpqDireitopor
dc.titlePosse ou acesso? Uma análise da percepção dos usuários sobre a utilização de carro por assinaturapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando Raimundo Moraes Santos.pdf2,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.