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Tipo do documento: Dissertação
Título: RELAÇÃO ENTRE A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E AS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DO RESPONDENTE: ESTUDO COM DISCENTES DE DUAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR DA BAHIA
Título(s) alternativo(s): RELATIONSHIP BETWEEN SATISFACTION WITH EDUCATIONAL SERVICES AND PERSONAL CHARACTERISTICS OF RESPONDENT: STUDY OF TWO STUDENTS WITH INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION OF BAHIA
Autor: Santos, Amanayara Carvalho 
Primeiro orientador: Pinto, Eder Paschoal
Primeiro membro da banca: Antonio, Liliane de Queiroz
Segundo membro da banca: Silva, João Apolinário da
Resumo: A concorrência por discentes no ensino superior tem levado muitos pesquisadores a investigar a satisfação de discentes com os serviços prestados por instituições que atuam nesse segmento. O problema que inquietou a pesquisadora foi descrito, como: em que extensão as características pessoais dos discentes os influenciam na apreciação dos serviços educacionais que recebem. Assim, estabeleceu-se o objetivo de verificar o grau de satisfação dos discentes que estudam na Faculdade Social da Bahia e na Faculdade Maurício de Nassau com os serviços por elas prestados, e, a partir daí, analisar a relação desses resultados com suas características pessoais. Para atingi-lo, as seguintes questões nortearam a pesquisa: (1) que fatores educacionais são formados por meio de análise fatorial, a partir das avaliações que os discentes processam das variáveis dos serviços prestados por essas instituições de ensino? (2) que características pessoais dos discentes se relacionam com as variáveis formadas pela análise fatorial? (3) que características pessoais dos discentes se relacionam com seus perfis de satisfação? A pesquisa foi conduzida diretamente pela autora deste trabalho, nos cursos de administração das duas faculdades, por meio de um formulário de pesquisa do tipo Likert, com respostas preenchidas pelos próprios discentes. Duzentos e sessenta e quatro respondentes gentilmente responderam às questões. Os seguintes resultados foram encontrados: (1) sete fatores teóricos foram formados, a partir da análise fatorial das respostas dos discentes; (2) a minoria das relações entre características pessoais e os fatores formados pela análise fatorial apresentou diferenças estatisticamente significativas, mas a maioria apresentou relação significativa com o grau de satisfação com os serviços prestados pelas faculdades. Conclui-se, portanto, que, para se afirmar sobre a influência de características pessoais dos discentes, é preciso especificar o tipo de análise.
Abstract: Competition for students in higher education has led many researchers to carry out investigations aiming to discover the students' satisfaction with the services provided by institutions that operate in this segment. This work aims to verify the degree of students satisfaction with the educational services delivered by both Social College of Bahia and Maurice of Nassau College, and to analyze the relationship of the results with their personal characteristics. To achieve the goal, the following questions guided the research: (1) what educational factors are formed by means of factor analysis, from the evaluations that the students make of the services provided by these educational institutions? (2) The students' personal characteristics relate to the variables formed by factorial analysis? (3) The students' personal characteristics relate to their satisfaction profiles? The survey was conducted directly by the author of this work in management courses of the two colleges, through a form based on Likert-type survey, with answers filled by the own students. Two hundred and sixty-four respondents gently answered the research questions. The following results were found: (1) seven theoretical factors were formed from the factorial analysis of the students answers; (2) the minority of the relationship between personal characteristics and factors formed by factorial analysis showed statistically significant differences, but the majority showed significant relationship with the degree of satisfaction with the services provided by the colleges. We conclude, therefore, that to say about the influence of personal characteristics of student it is needed to specify the type of analysis.
Palavras-chave: Qualidade do Ensino
Expectativa
Satisfação Discente
Ensino Superior.
Quality of Teaching
Expectations
Student Satisfaction
Higher Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SANTOS, Amanayara Carvalho. RELATIONSHIP BETWEEN SATISFACTION WITH EDUCATIONAL SERVICES AND PERSONAL CHARACTERISTICS OF RESPONDENT: STUDY OF TWO STUDENTS WITH INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION OF BAHIA. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/90
Data de defesa: 17-Abr-2012
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