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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Paula Marinho Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Monteiro, Augusto de Oliveira-
dc.contributor.referee1Monteiro, Augusto de Oliveira-
dc.contributor.referee2Pessina, Maria Elisa Huber-
dc.contributor.referee3Fernandes, Antônio Sérgio Araújo-
dc.date.accessioned2024-05-23T17:18:03Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationRibeiro, Paula Marinho Ribeiro. Planejamento estratégico das empresas de energia elétrica no brasil: os impactos da expansão do mercado de livre comercialização. 2022. [241 f.]. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/884-
dc.description.resumoA energia elétrica é fonte fundamental para o crescimento econômico, industrialização e urbanização de um país. O Brasil vive um momento de transição no marco regulatório do setor elétrico, conforme Projeto de Lei 414 de 2021, que entre outros pontos, prevê a ampliação do acesso ao mercado de livre comercialização de energia elétrica para todos os consumidores brasileiros. Uma publicação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontou um crescimento de 4,1% no consumo de energia elétrica em 2021 e um avanço de 13,6% na livre comercialização em comparação com o ano anterior. A transição energética, rumo ao desenvolvimento sustentável, também já é uma realidade e é inevitável que com o aumento da competitividade, alterações tecnológicas e legais, as empresas de energia elétrica já estabelecidas no mercado repensem suas estratégias de negócios. O objetivo desta pesquisa é estudar a resposta estratégica adotada pelas empresas de energia elétrica no Brasil frente ao crescimento do mercado de livre comercialização ocorrido no período de 2015 até outubro de 2021 através de uma comparação entre os grupos Eletrobras e CPFL Energia. O referencial teórico desta dissertação divide-se em três temas centrais: planejamento e estratégica, especificidades do setor energético e gestão das empresas de energia elétrica no Brasil. Para isso utilizou-se o método de observação científica da pesquisa bibliográfica e análise documental de dados secundários que trouxeram dados que permitiram o mapeamento do mercado, estudo das empresas e resposta estratégica adotada.por
dc.description.abstractElectric energy is a key source for the economic growth, industrialization and urbanization of a country. Brazil is going through a moment of transition in the regulatory framework of the electricity sector, according to Law Project number 414 of 2021, which, among other points, provides for the expansion of access to the market for free commercialization of electricity for all Brazilian consumers. A publication by the Electric Energy Commercialization Chamber (CCEE) pointed to a 4.1% growth in electricity consumption in 2021 and a 13.6% advance in free commercialization compared to the previous year. The energy transition, towards sustainable development, is also a reality and it is inevitable that with the increase in competitiveness, technological and legal changes, electric energy companies already established in the market will rethink their business strategies. The objective of this research is to study the strategic response adopted by electric energy companies in Brazil against the growth of the free trade market that occurred in the period from 2015 to October 2021 through a comparison between the Eletrobras and CPFL Energia groups. The theoretical framework of this dissertation is divided into three central themes: planning and strategy, specificities of the energy sector and management of electric energy companies in Brazil. For this, the method of scientific observation of bibliographic research and documental analysis of secondary data was used, which brought data that allowed the mapping of the market, study of companies and the strategic response adopted.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2024-05-23T17:17:46Z No. of bitstreams: 1 PAULA MARINHO RIBEIRO.pdf: 3749604 bytes, checksum: 6f7d309f9b9f6fe2ed93d30d8a339b88 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-23T17:18:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAULA MARINHO RIBEIRO.pdf: 3749604 bytes, checksum: 6f7d309f9b9f6fe2ed93d30d8a339b88 (MD5) Previous issue date: 2022-08-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResposta estratégica, empresas de energia elétrica, mercado livre de energiapor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titlePlanejamento estratégico das empresas de energia elétrica no brasil: os impactos da expansão do mercado de livre comercializaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
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