Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/88
Tipo do documento: Dissertação
Título: GESTÃO ESTRATÉGICA DE FRANQUIAS DE VAREJO DE SHOPPING S CENTERS DE SALVADOR UM ESTUDO MULTICASO NAS FRANQUIAS VICTOR HUGO, BOBSTORE E LOCCITANE
Autor: Avdzejus, Erica Elena 
Primeiro orientador: Monteiro, Augusto de Oliveira
Primeiro membro da banca: Bruni, Adriano Leal
Segundo membro da banca: Pinto, Eder Paschoal
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo que investiga como ocorre a gestão de franquias de varejo de shopping centers, sendo as franquias Victor Hugo, BobStore e Loccitane, localizadas no município de Salvador/BA, as unidades do estudo empírico. Neste trabalho, o objetivo geral se apresenta em como ocorrem e são gerenciadas as franquias de varejo em shopping centers. Além desse objetivo geral, buscou-se de maneira mais específica, analisar os fatores motivacionais para abertura de uma franquia, identificar o processo de escolha do segmento, verificar as dificuldades enfrentadas durante o processo de abertura e gerenciamento da franquia, analisar como acontece o processo de gestão da franquia, verificar quais as transformações ambientais ocorridas nas franqueadas, identificar os conflitos entre franqueado e franqueador e os impactos do mesmo na gestão e avaliar o desempenho das franquias e os fatores que o determinam. Na seção destinada à metodologia, deu-se ênfase ao procedimento metodológico adotado que foi o de estudo multicaso, que se apresenta como mais adequado ao se investigar um contexto em que o foco está em fenômenos contemporâneos, inseridos em situações da vida real. Utilizaram-se como ferramentas de coleta de dados a aplicação de questionário, a observação e a análise de documentos externos. Para a análise dos dados coletados foi desenvolvido um quadro analítico que buscava, através do referencial teórico desta dissertação, apresentar a relação entre a teoria e a prática na gestão de franquias. Constatou-se que, para êxito na gestão de uma franquia, depende do segmento escolhido, de bom relacionamento com o franqueador e expertise por parte do franqueado para soluções gerenciais imediatas, uma vez que o suporte oferecido pelo franqueador, muitas vezes, é insuficiente.
Abstract: This work presents an investigative research that analyses the management of the following franchisint retail stores, Victor Hugo, BobStore and Loccitane, all located in shopping malls in Salvador, Bahia, Brazil. The main general goal of this work is to understand the managerial practices of retail stores in shopping malls. Besides this general goal, we seek, more specifically, to analyze the motivational factors that influences the decision process of opening a franchising, to identify the process of market segment choosing, to verify the difficulties faced during the business opening and managing, to analyze how the managerial aspects of the franchising are carried on, to verify the environmental changes at the franchising stores, to identify the conflicts between the franchisor and the franchisee, and its impacts on the business management, and to evaluate the stores performances and the factors that determine them. On the section dedicated to the methodology we focused mainly on the methodological procedure adopted, which was the multicase study, the one most indicated to investigate such a context directed to contemporary phenomena, inserted in real life situation. The data collection tools used were a research questionnaire, observation and document analysis. For collected data analysis an analytical table was developed with the purpose of presenting the connection between theory and practice in franchising management. We noticed that the success of a franchising business management depend on the market segment chosen, on a good relationship with the franchisor and on the franchisee expertise on providing quick managerial solutions, once, many times, the support provided by the franchisor is not sufficient.
Palavras-chave: Gestão
Franquias
Shopping Centers
Varejo
Franqueado
Fraqueador
Management
Franchising
Shopping Malls
Retail
Franchisee
Franchisor
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: AVDZEJUS, Erica Elena. GESTÃO ESTRATÉGICA DE FRANQUIAS DE VAREJO DE SHOPPING S CENTERS DE SALVADOR UM ESTUDO MULTICASO NAS FRANQUIAS VICTOR HUGO, BOBSTORE E LOCCITANE. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/88
Data de defesa: 20-Jun-2011
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao ERICA ELENA AVDZEJUS.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.