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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Cynthia Borba de Pinna-
dc.contributor.advisor1Rodriguez, Vanessa Brasil Campos-
dc.contributor.referee1Rodriguez, Vanessa Brasil Campos-
dc.date.accessioned2024-05-14T17:30:29Z-
dc.date.issued2022-12-31-
dc.identifier.citationVieira, Cynthia Borba de Pinna. O enoturismo como estratégia de comunicação para os vinhos do Vale do São Francisco (BA/PE). 2022. [56 p]. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/875-
dc.description.resumoO presente estudo analisa a prática do Enoturismo, segmento da atividade turística fundamentada nas visitas às vinícolas, sendo trabalhada enquanto estratégia de comunicação, questionando se ela é eficaz para potencializar o consumo dos vinhos fabricados na região do Vale do São Francisco, Nordeste brasileiro. Neste sentido, como objetivo geral, buscou-se analisar a prática do Enoturismo enquanto Estratégia de Comunicação. E assim, alcançar três objetivos. O primeiro deles consiste em identificar se a Vinícola Santa Maria tem definido um mix de comunicação que possa estimular o comportamento do consumidor de experiência por conta dessa estratégia de comunicação. O segundo avalia se os resultados obtidos com a utilização dessa estratégia de comunicação, potencializam o consumo dos vinhos fabricados na respectiva vinícola, de modo particular, os vinhos Rio Sol e o terceiro e último objetivo, visa analisar a forma como a atividade do Enoturismo é promovida na Vinícola Santa Maria, fabricante dos vinhos Rio Sol. Segundo dados estatísticos do Ibravin (2017), o brasileiro consome em média, dois litros de vinho por ano, enquanto no Chile essa média de consumo por pessoa é de 17,46 litros ao ano e na Argentina é de 23,46 litros de vinho por pessoa ao ano. Aliado a isso, apresenta-se nesta mesma pesquisa da Ibravin (2017) os dados divulgados pela Wine Inteligence’s Brazil Landscapes 2017 que demostra o aumento do mercado de consumidores de vinho no Brasil, saindo de 22 para 30 milhões de consumidores, convencendo a Vinícola de que basta manter o consumidor informado deste produto para poder criar a cultura do consumo do vinho e se consolidar no mercado, apresentando um produto com o custo x benefício interessante e focando no consumidor. O trabalho foi estruturado, com o método de Etnografia, utilizando a ferramenta de Observação Participante para a coleta de dados, através de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. Essa coleta dos dados foi obtida através de entrevistas semiestruturadas de aplicação direta, com as pessoas que estavam fazendo o Enoturismo na Vinícola Santa Maria, região do Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, Pernambuco, Brasil. Os resultados alcançados no trabalho, foram que o Enoturismo é uma estratégia de comunicação eficaz para potencializar o consumo do vinho da região do Vale do São Francisco e a forma como ele é desenvolvido na Vinícola Santa Maria, traz ótimos resultados para a empresa, visto que as pessoas saem com o produto nas mãos e com depoimentos de que voltarão a fazer o passeio. Foi identificado que a utilização dessa estratégia de comunicação estimula o consumo dos vinhos da Rio Sol, porém, não fideliza o cliente, pois não há um mix de comunicação que interaja após as visitas, possibilitando alteração no comportamento do consumidor, visto que somente é utilizado o Enoturismo para tal fimpor
dc.description.abstractThe present study analyzes the practice of Enotourism, a segment of tourist activity based on visits to wineries, being worked on as a communication strategy, questioning whether it is effective in enhancing the consumption of wines manufactured in the region of Vale do São Francisco, Northeast Brazil. In this sense, as a general objective, we sought to analyze the practice of Enotourism as a Communication Strategy. And so, achieve three goals. The first one is to identify whether Vinícola Santa Maria has defined a communication mix that can stimulate experience consumer behavior due to this communication strategy. The second evaluates whether the results obtained with the use of this communication strategy, enhance the consumption of wines manufactured in the respective winery, in particular, Rio Sol wines and the third and last objective, aims to analyze how the wine tourism activity is promoted at Vinícola Santa Maria, producer of Rio Sol wines. According to statistical data from Ibravin (2017), Brazilians consume an average of two liters of wine per year, while in Chile this average consumption per person is 17.46 liters per year and in Argentina it is 23.46 liters of wine. per person per year. Allied to this, this same research by Ibravin (2017) presents the data released by Wine Intelligence's Brazil Landscapes 2017, which demonstrates the increase in the wine consumer market in Brazil, from 22 to 30 million consumers, convincing the Winery to that it is enough to keep the consumer informed about this product in order to create a culture of wine consumption and consolidate itself in the market, presenting a product with an interesting costbenefit ratio and focusing on the consumer. The work was structured, with the method of Ethnography, using the Participant Observation tool for data collection, through a qualitative approach of descriptive character. This data collection was obtained through semi-structured interviews of direct application, with people who were doing wine tourism at Vinícola Santa Maria, in the São Francisco Valley region, in the city of Lagoa Grande, Pernambuco, Brazil. The results achieved in the work were that wine tourism is an effective communication strategy to enhance the consumption of wine from the São Francisco Valley region and the way it is developed at Vinícola Santa Maria, brings great results for the company, since people leave with the product in their hands and testimonials that they will come back for the tour. It was identified that the use of this communication strategy stimulates the consumption of Rio Sol wines, however, it does not build customer loyalty, as there is no communication mix that interacts after visits, allowing changes in consumer behavior, since it is only used Enotourism for this purposeeng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2024-05-14T17:30:29Z No. of bitstreams: 1 CYNTHIA BORBA DE PINNA VIEIRA.pdf: 1968007 bytes, checksum: e9687607b72de5869bf29f606f179abb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-14T17:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CYNTHIA BORBA DE PINNA VIEIRA.pdf: 1968007 bytes, checksum: e9687607b72de5869bf29f606f179abb (MD5) Previous issue date: 2022-12-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnoturismo, comunicação, Vale do São Francisco, vinícola, vinho.por
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleO enoturismo como estratégia de comunicação para os vinhos do Vale do São Francisco (BA/PE)por
dc.typeDissertaçãopor
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