Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/842
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação a Distância (EAD) e formação de capital humano: um estudo sobre contribuições do curso de Geografia da UNEB para o município de Camaçari-Ba
Autor: Magalhães, Agda Sueid Andrade
Primeiro orientador: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Primeiro membro da banca: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Segundo membro da banca: Spínola, Carolina de Andrade
Terceiro membro da banca: Pimenta, Lídia Boaventura
Resumo: A presente pesquisa apresenta Educação a Distância e Formação de Capital Humano: um estudo sobre contribuições do curso de Geografia, da UNEB, para o município de Camaçari-Ba. O objeto de estudo é o impacto da educação no desenvolvimento. O objetivo central é analisar a educação norteada pelo curso de Geografia - UNEB, no polo de Camaçari – BA, e a formação do capital humano, mostrando de que maneira a formação de professores do curso de Geografia, da UNEB, se articula com o desenvolvimento do município. Justifica-se a pesquisa em função da capilaridade e acesso por meio da EAD a rincões do país, oferta de conhecimento explícito e formação do capital humano, que, se bem aplicado, é terreno fértil ao possível desenvolvimento de localidades. Utilizando o marco temporal de 2011 até 2020, a análise metodológica seguiu pela pesquisa da legislação pertinente, que regulamenta a EAD, a formação de professores, bem como, pesquisa bibliográfica e descritiva do fato social. Como procedimento técnico estratégico da pesquisa, utilizou-se o método Estudo de Caso exploratório, pois permite uma investigação respeitando aspectos holísticos de eventos da vida real, consoante com o tema contemporâneo da pesquisa. Quanto à apreensão e coleta de dados, optou-se pelos instrumentos: observação sistemática e questionário online com questões fechadas relacionadas e uma aberta. O resultado da pesquisa revelou que mais de 80% dos diplomados permanecem no município ao término do curso e mais de 70% da turma têm como área de formação a educação e estão atuando no ensino médio. Essa formação se articula com o desenvolvimento do município, na perspectiva de possibilitar melhorar o índice de qualidade da educação de 4,2 nas series finais do ensino médio (IDEB, 2019). Adicionalmente, após o curso e antes da pandemia, 38,9% dos diplomados obtiveram acréscimo no rendimento, destes diplomados 95% têm uma visão de que o curso agregou para sua qualificação pessoal e profissional. Nessa perspectiva, confirmou-se o que trata a Teoria do Capital Humano, que reconhece a educação como parte significativa da economia, capaz de potencializar aspectos econômicos do desenvolvimento.
Abstract: This document presents the research “Distance Education and Human Capital Formation: a study on the Bahia State University’s (UNEB) geography under-graduate contributions to the municipality of Camaçari – Bahia”, concerning the impact of education on development. The main aim is to analyze human capital formation proposed by UNEB’s geography course, showing how teach-er formation in the geography articulates itself with the municipality develop-ment. The research main justification is based on the evaluation of a distance learning model, capable of accessing remote places in Brazil, offering knowledge and human capital formation, which, if well applied, is a fertile ground for localities development. Using a timeframe from 2011 to 2020, the methodological analysis follows pertinent legislation research, which regu-lates distance education and teacher training, as well as bibliographical and descriptive research of this social fact. The research strategic technical proce-dure used exploratory Case Study method, allowing the investigation to re-spect holistic aspects of real-life events, in line with the contemporary theme of this research. Data collection and apprehension used the following instru-ments: systematic observation and an online questionnaire with open and re-lated closed questions. Main results revealed that more than 80% of under-graduates stay in the city at the end of the course and more than 70% of the class have education as their training area and are working in high school. This training articulates itself with municipality development, improving the educational quality index from 4.2 in secondary education final grades (IDEB, 2019). Additionally, after the course graduation and before the COVID19 pandemic, 38.9% of students had an increase in their income, 95% perceived that the course has increased personal and professional qualification. This per-spective confirms Human Capital Theory propositions, recognizing education as a significant part of the economy, capable of enhancing development eco-nomic aspects.
Palavras-chave: Educação a distância, formação de professores, capital humano.
Área(s) do CNPq: Desenvolvimento Regional e Urbano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: Magalhães, Agda Sueid Andrade. Educação a Distância (EAD) e formação de capital humano: um estudo sobre contribuições do curso de Geografia da UNEB para o município de Camaçari-Ba. 2020. [202 f.]. Dissertação ( Desenvolvimento Regional e Urbano) - UNIFACS, Salvador.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/842
Data de defesa: 22-Dez-2020
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano
Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGDA SUEID ANDRADE MAGALHÃES.pdf2,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.