Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/83
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Neto, Constantino de Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4463094H1por
dc.contributor.advisor1Souza-silva, Jader Cristino dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799343U9por
dc.contributor.referee1Fialho, Sérgiopt_BR
dc.contributor.referee2Boaventura, Edivaldo Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788342A3por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:31Z-
dc.date.available2013-08-18pt_BR
dc.date.issued2012-12-17pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETO, Constantino de Carvalho. Mentoring, ORGANIZATIONAL CULTURE: A CASE STUDY IN THE ORGANIZATION PERFORMANCE AUDIT AND CONSULTING BUSINESS. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2012.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/83-
dc.description.resumoO conhecimento é o recurso mais importante de uma organização, porquanto a aprendizagem organizacional torna-se um processo fundamental para as empresas que desejam se manter em um mercado altamente competitivo. Assim, os programas de aprendizagem socioprática surgem como uma forma de se socializar o conhecimento, de maneira eficiente e completa. Dentre as possibilidades desses programas, destaca-se neste trabalho a mentoria: forma de aprendizagem socioprática, onde existe uma pessoa mais experiente, oferecendo ao seu aprendiz, suporte psicossocial, suporte profissional e um modelo a ser seguido. Além de traçar uma visão ampla do assunto, este trabalho faz uma revisão teórica dos diferentes tipos de mentoria, como também as suas características e seus benefícios. Partindo desse ponto, tentou-se detectar quais os valores da cultura organizacional são importantes para que a mentoria seja exitosa. Com o intuito de identificar a representação do pensamento preponderante, e, por conseguinte, os valores e crenças de uma cultura, este trabalho se utilizou do estudo de caso simples com a empresa de auditoria e consultoria Performance e da metodologia do discurso do sujeito coletivo (DSC). Como resultado, verificaram-se os diferentes tipos de mentoria que se desenvolvem na Performance, baseados na revisão dos principais trabalhos encontrados na literatura. Além disso, observou-se que sete valores culturais são dominantes entre os profissionais da organização. Dessa forma, identificaram-se três diferentes categorias de valores que são fundamentais para que os relacionamentos de mentoria sejam exitosos.por
dc.description.abstractKnowledge is the most important resource of an organization. Thereby, the organizational learning becomes an essential process for companies who wish to remain in a highly competitive market. Thus, the social-practice learning programs offer the opportunity to efficiently and completely socialize knowledge. Among the possibilities of these programs, we highlight in this work the mentoring: a form of social-practice learning whereby a more experienced person is offering his apprentice psychosocial support, professional support and a role modeling. Besides it shows a broad overview of the subject, this work makes a theoretical review of the different types of mentoring as its characteristics and benefits. From this point, it also tries to identify which organizational cultural values are important for the mentoring to be successful. In order to identify the representation of the prevalent thoughts, and consequently the culture values e believes, this work makes use of simple case study with an auditing and consulting company Performance and the methodology of the collective subject discourse (DSC). As a result, this work finds different types of mentoring that occurs inside the Performance, based on a review of major studies in the literature. Moreover, it was observed that seven cultural values are dominant among the professionals in the organization. Thus, were identified three different categories of values that are fundamental to success of the mentoring relationships.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Mestrado CONSTANTINO DE CARVALHO.pdf: 1033967 bytes, checksum: 08b1c409195a65343b0fc192cc31f919 (MD5) Previous issue date: 2012-12-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/448/Dissertacao%20Mestrado%20CONSTANTINO%20DE%20CARVALHO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMentoriapor
dc.subjectCultura organizacional de aprendizagempor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectPerspectiva sociopráticapor
dc.subjectMentoringeng
dc.subjectOrganizational learning cultureeng
dc.subjectOrganizational learningeng
dc.subjectSocialpractice perspective.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpor
dc.titleMENTORIA E CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA ORGANIZAÇÃO PERFORMANCE AUDITORIA E CONSULTORIA EMPRESARIALpor
dc.title.alternativeMentoring, ORGANIZATIONAL CULTURE: A CASE STUDY IN THE ORGANIZATION PERFORMANCE AUDIT AND CONSULTING BUSINESSeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Mestrado CONSTANTINO DE CARVALHO.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.