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Tipo do documento: Dissertação
Título: O estresse ocupacional e sua relação com a satisfação do cliente bancário.
Autor: Andrade, Roque Saulo do Nascimento
Primeiro orientador: Lopes, Sérgio Paulo Maravilhas
Primeiro membro da banca: Lopes, Sérgio Paulo Maravilhas
Segundo membro da banca: Santos, Jair Nascimento
Terceiro membro da banca: Matos, Lorena Bezerra de Souza
Resumo: Os bancários enfrentam muitos desafios como: a pressão constante para alavancar os lucros, cobranças por resultados, sobrecarga de tarefas e grandes filas nos principais bancos físicos públicos e privados no Estado da Bahia. Essas situações causam insegurança com relação ao futuro e podem fazer com que os trabalhadores se sintam estressados e insatisfeitos com o trabalho. Estas mudanças podem aumentar o nível de estresse ocupacional e afetar o nível de satisfação dos clientes no atendimento bancário. A partir dos aspectos pontuados acima, surgiu o questionamento expresso a seguir: em que relação o estresse ocupacional dos bancários influencia na satisfação no atendimento dos clientes dos principais bancos físicos públicos e privados no Estado da Bahia? Na busca dessas variáveis e no decorrer do trabalho, surgiu a seguinte suposição: o estresse ocupacional global dos bancários influencia na satisfação no atendimento dos clientes dos principais bancos físicos públicos e privados no Estado da Bahia. Este trabalho trata-se da importância de: identificar o nível de estresse global dos bancários; identificar o nível de satisfação dos clientes no atendimento e de verificar a relação entre o estresse ocupacional e a satisfação dos clientes. O tipo de pesquisa utilizado foi a pesquisa de campo, na qual a abordagem foi quantitativa, exploratória e descritiva, sendo realizada com os 528 bancários dos principais bancos físicos públicos e privados no Estado da Bahia, onde os sujeitos da pesquisa foram os bancários, e o instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário Escala de Estresse no Trabalho (EET) adaptado de Paschoal e Tamayo (2004), e os dados foram apreciados por meio de cálculos de médias e a satisfação de 7.762 clientes coletadas na reputação dos principais bancos públicos e privados da Bahia na plataforma do site ReclameAQUI, sendo que os dados foram tratados de forma quantitativa e submetidos à análise comparativa. Foram adotadas para este estudo: pesquisas, revistas e livros nas bases de dados, de diversos autores entre os anos de 1929 e 2019. Enfim, por meio da análise dos dados, baseados na percepção dos bancários, foi constatado que os bancos públicos estão com o nível de estresse ocupacional mais elevado do que os privados, e com o menor nível de satisfação dos clientes. Ademais, também foi possível identificar que os dois principais fatores causadores de estresse ocupacional são os mesmos tanto para os bancos públicos quanto para os privados, porém em ordem diferente
Abstract: Bank employees face many challenges, such as: the constant pressure to leverage profits, demand for results, task overload and long lines at the main public and private physical banks in the State of Bahia. These situations cause insecurity about the future and can make workers feel stressed and dissatisfied with their work. These changes can increase the level of occupational stress and affect the level of customer satisfaction in banking services. From the aspects punctuated above, the following question emerged: in what relation does the occupational stress of bank employees influence the satisfaction of clients of the main public and private physical banks in the State of Bahia? In the search for these variables and in the course of work, the following assumption emerged: the global occupational stress of bank employees influences the satisfaction in serving customers of the main public and private physical banks in the State of Bahia. This work is about the importance of: identifying the bank's global stress level; identify the level of customer satisfaction in service and verify the relationship between occupational stress and customer satisfaction. The type of research used was field research, in which the approach was quantitative, exploratory and descriptive, being carried out with the 528 bank employees of the main public and private physical banks in the State of Bahia, where the subjects of the research were bank employees, and the research instrument used was the questionnaire Scale for Stress at Work (TSE) adapted from Paschoal and Tamayo (2004), and the data were assessed by means of calculations of averages and the satisfaction of 7.762 customers collected on the reputation of the main public banks and from Bahia on the platform of the ReclameAQUI website, and the data were treated in a quantitative way and submitted to comparative analysis. The following were adopted for this study: research, magazines and books in the databases, by different authors between the years 1929 and 2019. Finally, by analyzing the data, based on bankers' perceptions, it was found that public banks have the highest level of occupational stress than private ones, and the lowest level of customer satisfaction. Moreover, it was also possible to identify that the two main occupational stressors are the same for both public and private banks, but in a different order
Palavras-chave: Atendimento ao cliente. Estresse ocupacional e doenças. Marketing de serviços e de relacionamento. Qualidade do serviço. Satisfação dos clientes. Satisfação de serviços.
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Andrade, Roque Saulo do Nascimento. O estresse ocupacional e sua relação com a satisfação do cliente bancário.. 2020. [97 f]. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/838
Data de defesa: 20-Mar-2020
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Administração

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