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Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência dos fatores socioeconômicos na formação acadêmica dos alunos: o caso da Faculdade São Salvador
Autor: Nogueira Neto, Jose Cupertino
Primeiro orientador: Pereira, Lindomar Pinto
Primeiro membro da banca: Pereira, Lindomar Pinto
Segundo membro da banca: Fadul, Élvia Mírian Cavalcanti
Terceiro membro da banca: Almeida, Denise Ribeiro de
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a influência dos fatores socioeconômicos na formação acadêmica dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos da área de saúde, no semestre 2019.2, da Faculdade São Salvador. O estudo tem um caráter exploratório e descritivo; quanto a forma de abordagem, a pesquisa é qualitativa e a investigação foi realizada com seis alunos ingressantes, seis alunos concluintes e quatro professores da Faculdade São Salvador (FSSAL). As teorias de Bourdieu sobre capital (social, econômico e cultural), bem como o conceito de habitus atrelado à dimensão da origem social permitiu auxiliar na investigação sobre a influência dos fatores socioeconômicos na formação superior dos alunos investigados. Entre os principais achados, destaca-se que os cursos de saúde da instituição de ensino superior estudada possuem um público predominante do sexo feminino, grande parte dos alunos possui bolsa integral ou parcial para estudos, existe dificuldade de acesso à unidade de ensino e há uma compreensão dos professores sobre as limitações que perpassam a vida dos estudantes e que implicam, de maneira direta, nas suas possibilidades de sucesso, destaque profissional e conclusão do curso. Além disso, o nível socioeconômico dos alunos influencia no processo de formação acadêmica e na manutenção ou construção de novos habitus. As expectativas construídas ao longo do processo por discentes ingressantes e concluintes também merecem destaque primordial, afinal sofrem variações com o passar dos anos refletindo, principalmente, sobre o desejo em ter acesso a um bom emprego e melhores condições salariais.
Abstract: This study aimed to analyze the influence of socioeconomic factors on the academic education of students entering and completing health courses in the 2019.2 semester, at Faculdade São Salvador. The study has an exploratory and descriptive character, as the approach to the research is qualitative and the investigation was accomplish out using with six new students, six graduating students and four professors from Faculdade São Salvador (FSSAL). Bourdieu's theories about capital (social, economic and cultural), as well as the concept of habitus linked to the dimension of social origin allowed to assist in the investigation of the influence of socioeconomic factors in the higher education of the investigated students. Among the main detailed findings are, a predominant female audience, students have full or partial scholarship for studies, difficulty accessing the teaching unit, limitations that permeate students' lives and that directly imply their chances of success, professional prominence and course completion. In addition, the students' social and family background is relevant to the low production of economic, cultural and social capital. In addition, the students' socioeconomic level influences the academic training process and the maintenance or construction of new habitus. The expectations built during the process by incoming and concluding students also deserve to be highlighted, as they suffer variations over the years, reflecting mainly on the desire to have access to a good job and better salary conditions.
Palavras-chave: Fatores socioeconômicos. Formação acadêmica. Ensino Superior. Capitais. Habitus.
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Nogueira Neto, Jose Cupertino. A influência dos fatores socioeconômicos na formação acadêmica dos alunos: o caso da Faculdade São Salvador. 2020. [67 f]. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/830
Data de defesa: 8-Abr-2020
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Administração

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