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Tipo do documento: Dissertação
Título: Rituais de consumo e mascotes: um estudo do movimento dos significados na perspectiva experiencial do consumidor
Autor: Fontes, Claudio Luiz Ariani
Primeiro orientador: Lodi, Marluce Dantas de Freitas
Primeiro membro da banca: Lodi, Marluce Dantas de Freitas
Segundo membro da banca: Rodriguez, Vanessa Brasil Campos
Terceiro membro da banca: Vera, Luciana Alves Rodas
Resumo: A presente dissertação manifestou-se da seguinte problemática: como os rituais de consumo movimentam os significados absorvidos pelas mascotes após completar sua jornada no consumidor. Por isso, o presente trabalho visa explorar e compreender através dos rituais de consumo a circulação dos significados culturais após completar sua jornada no consumidor local. Para alcançar esse propósito, este estudo exploratório de natureza qualitativa iniciou sua investigação através da revisão de literatura, que baseou a proposição de ampliar o conhecimento sobre o processo de movimento dos significados culturais na perspectiva da Teoria da Cultura do Consumo (CCT) para compreender as relações sociais do consumo. Logo, realizou-se um estudo dos rituais de consumo, do movimento dos significados culturais dos bens materiais para o consumidor final ancorado nos modelos de McCracken (2010) e Perez (2020). No capítulo seguinte discutiu-se sobre o conceito de mascote, sua expressividade, características e seu vínculo com os sentidos quando retratadas em souvenirs olímpicos e paraolímpicos de 1972 a 2016. Depois, realizou-se vinte e uma entrevistas para compreender pelos rituais de consumo como ocorre a circulação dos significados a partir das perspectivas experienciais dos consumidores locais. Os resultados apoiam a ocorrência da circulação dos significados após completar a sua jornada no consumidor local pelos rituais de reuso, reciclagem e ressignificação. Além disso, os dados demonstram a importância dos rituais de busca e troca no processo de consumo, e um realinhamento nos rituais de compra, uso, desapropriação e descarte. Portanto, essas evidências motivaram a construção de um modelo de análise com base na circulação dos significados e nas perspectivas experienciais do consumidor local. Como contribuição para o marketing, esta dissertação amplia as pesquisas do processo de movimento dos significados e acerca dos rituais de consumo, visto que, trata-se de uma temática que necessita de pesquisas e de um aprofundamento teórico. Por último, o estudo dos significados carregados nas mascotes a partir das perspectivas experienciais dos consumidores locais, foi um interessante exemplo de recurso de mercado utilizado pelo marketing para aproximar o consumidor pós-moderno de uma marca que propõe uma imagem mais social e cultura
Abstract: The present dissertation manifested itself in the following problem: how the consumption rituals move the meanings absorbed by the mascots after completing their journey in the consumer. Therefore, the present work aims to explore and understand through the rituals of consumption the circulation of cultural meanings after completing its journey in the local consumer. To achieve this purpose, this exploratory study of a qualitative nature began its investigation through a literature review, which based the proposition of expanding knowledge about the process of movement of cultural meanings in the perspective of the Consumer Culture Theory (CCT) to understand the social relations of consumption. Then, a study of consumption rituals, the movement of cultural meanings of material goods for the final consumer was carried out, anchored in the models of McCracken (2010) and Perez (2020). In the next chapter, the concept of mascot, its expressiveness, characteristics and its connection with the senses were discussed when portrayed in Olympic and Paralympic souvenirs from 1972 to 2016. Then, twenty-one interviews were held to understand consumer rituals as the circulation of meanings occurs from the experiential perspectives of local consumers. The results support the occurrence of the circulation of meanings after completing their journey in the local consumer through the rituals of reuse, recycling and reframing. In addition, the data demonstrate the importance of search and exchange rituals in the consumption process, and a realignment in the rituals of purchase, use, expropriation and disposal. Therefore, this evidence motivated the construction of an analysis model based on the circulation of meanings and on the experiential perspectives of the local consumer. As a contribution to marketing, this dissertation expands the research on the process of movement of meanings and on consumption rituals, since it is a theme that needs research and theoretical deepening. Finally, the study of the meanings carried on the mascots from the experiential perspectives of local consumers, was an interesting example of a market resource used by marketing to bring the postmodern consumer closer to a brand that proposes a more social and cultural image
Palavras-chave: Rituais de consumo. Movimento dos significados. Mascotes
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Fontes, Claudio Luiz Ariani. Rituais de consumo e mascotes: um estudo do movimento dos significados na perspectiva experiencial do consumidor. 2021. 128 f. . Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/798
Data de defesa: 26-Mar-2021
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Administração

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