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Tipo do documento: Dissertação
Título: Word of mouth digital (e-wom): a influência do conteúdo das publicações de marketing no comportamento de viralização do consumidor bancário no Facebook
Autor: Santos, Fábio Moura
Primeiro orientador: Lopes, Sergio Maravilhas
Primeiro membro da banca: Lopes, Sergio Maravilhas
Segundo membro da banca: Rodriguez, Vanessa Brasil Campos
Terceiro membro da banca: Ladero, Maria Mercedes Galán
Resumo: As grandes mudanças proporcionadas pela evolução da internet e dos meios digitais provocaram concomitantemente a necessidade de reformulações constantes nas estratégias de marketing. A teoria do marketing 4.0 de Kotler nos mostra que o pensamento do marketing deixou de focar-se no produto ou no consumidor para receber atributos e valores humanos na hiperconectividade das redes e no poder atribuído a todos os atores igualmente no jogo do mercado. Neste novo marketing, o consumidor conectado experiencia uma mudança de poder que passa de exclusivo a inclusivo, de vertical a horizontal e de individual a social. Assim, este consumidor assume uma postura mais colaborativa, desconfia da comunicação de marketing das marcas e confia mais no seu ciclo social (amigos, família, fãs e seguidores), de quem passa a buscar mais conselhos e avaliações tanto on-line como off-line. Este protagonismo do cliente através do e-WOM (boca a boca on-line), levanta a necessidade de uma nova restruturação no marketing de relacionamento no sentido de aprofundar o entendimento desses novos modelos de comunicação. A presente pesquisa tem como pergunta inicial: o conteúdo e a tipologia das postagens exercem influência sobre o comportamento de compartilhar (e-WOM) dos usuários das páginas dos bancos no Facebook? Além disso, busca relacionar as estratégias de marketing utilizadas pelos bancos com as premissas das novas teorias e do marketing 4.0. Através da análise da página no Facebook de três bancos brasileiros e do compartilhamento espontâneo exercido pelos seus usuários, esta pesquisa se utiliza do método da Netnografia para traçar numa análise qualitativa, o perfil destes usuários e verificar possíveis agentes de motivação para seu comportamento de compartilhar conteúdos das marcas. Assim, este estudo almeja contribuir com os recentes estudos para o entendimento deste fenômeno no campo das estratégias corporativas e para a gestão prática, lançando luz sobre importantes aspectos a serem observados no relacionamento com os clientes através dos meios digitais. Os resultados apontaram que um público muito variado segue as redes sociais dos bancos com interesse principal na busca pela informação, com predominância de um grupo aparentemente mais popular concentrado no banco público. Com relação ao marketing viral, as categorias de publicação: Evento ou Conteúdo Emocional, Promoção e Publicidade e Informação influenciaram positivamente o comportamento de compartilhamento dos usuários de maneiras distintas em cada banco. Porém, em todos os casos, a motivação subjacente aparente foi o altruísmo e a necessidade de envolvimento social, que se evidenciaram como motores eficazes da viralização. Com relação às estratégias dos bancos e sua aderência as novas teorias do marketing, ficou claro que as empresas ainda se encontram apegadas ao foco no produto e apenas o banco privado segue uma linha de humanização dos conteúdos e consegue a promoção de sua marca pela aproximação emocional com os usuários/consumidores
Abstract: The great changes brought about by the evolution of the internet and digital media have concomitantly caused the need for constant reformulations in marketing strategies. The theory of marketing 4.0 by Kotler shows us that the thinking of marketing stopped focusing on the product or the consumer to receive human attributes and values in the hyperconnectivity of networks and in the power attributed to all actors equally in the market game . In this new marketing, the connected consumer experiences a change of power that changes from exclusive to inclusive, from vertical to horizontal and from individual to social. Thus, this consumer assumes a more collaborative stance, distrusts the marketing communication of the brands and trusts more in their social cycle (friends, family, fans and followers), from those who start to seek more advice and evaluations both online and off- line. This role of the customer through e-WOM (word of mouth online), raises the need for a new restructuring in relationship marketing in order to deepen the understanding of these new communication models. This research has as its initial question: do the content and typology of the posts influence the sharing behavior (e-WOM) of users of the bank's Facebook pages? In addition, it seeks to relate the marketing strategies used by banks to the premises of new theories and 4.0 marketing. Through the analysis of the Facebook page of three Brazilian banks and the spontaneous sharing exercised by its users, this research uses the Netnography method to draw a qualitative analysis, the profile of these users and to check possible motivating agents for their content sharing behavior. of brands. Thus, this study aims to contribute to the recent studies for the understanding of this phenomenon in the field of corporate strategies and for practical management, shedding light on important aspects to be observed in the relationship with customers through digital media. The results showed that a very varied public follows the social networks of banks with a primary interest in the search for information, with a predominance of an apparently more popular group concentrated in the public bank. With regard to viral marketing, the categories of publication Event or Emotional Content, Promotion and Advertising and Information positively influenced the sharing behavior of users in different ways in each bank. However, in all cases, the apparent underlying motivation was altruism and the need for social involvement, which proved to be effective drivers of viralization. With regard to the banks' strategies and their adherence to new marketing theories, it was clear that companies are still attached to the focus on the product and only the private bank follows a line of humanization of content and manages to promote its brand through emotional approach. with users / consumers
Palavras-chave: Marketing 4.0. Marketing de Relacionamento. Marketing viral. Redes Sociais. e-WOM
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Santos, Fábio Moura. Word of mouth digital (e-wom): a influência do conteúdo das publicações de marketing no comportamento de viralização do consumidor bancário no Facebook. 2021. 85 f. Dissertação (Administração) - UNIFACS, Salvador, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/794
Data de defesa: 10-Mar-2021
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