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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVerhine, Alan-
dc.contributor.advisor1Lodi, Marluce Dantas de Freitas-
dc.contributor.referee1Lodi, Marluce Dantas de Freitas-
dc.contributor.referee2Pessina, Maria Elisa Huber-
dc.contributor.referee3Barros, Denise Franca-
dc.date.accessioned2022-06-22T19:32:30Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.identifier.citationVerhine, Alan. Relação entre significados culturais atribuídos ao dinheiro e consumo de produtos de investimento. 2021. [101 F.]. Dissertação( Administração ) - UNIFACS, Salvador, 2021 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/789-
dc.description.resumoOs significados atribuídos ao dinheiro extrapolam sua função utilitária e consideram a relevância do capital financeiro como participante de uma ordem social. A posse do recurso financeiro é também uma forma de apropriação de atributos simbólicos e culturais embutidos no dinheiro. Essas propriedades são carregadas até a reserva do capital, que pode ser feita mediante a aquisição de investimentos no mercado financeiro. Esta pesquisa considera o investimento do dinheiro como integrante de uma relação de consumo, tangenciando a área de Finanças e assentando-se no Marketing – mais especificamente no comportamento do consumidor. Utilizou-se o recorte da Consumer Culture Theory (CCT) como suporte para responder à pergunta de partida: quais os significados culturais atribuídos ao dinheiro e como eles implicam na aquisição de produtos de investimento? O objetivo foi identificar e esclarecer as percepções e experiências dos sujeitos e o reflexo nas decisões sobre a alocação de dinheiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 17 investidores de varejo brasileiros, apreendendo a interação sujeito-objeto a partir dos rituais de McCracken (2007). No uso da Análise de Conteúdo, foram categorizados quatro significados: segurança, família, conhecimento e trabalho, que resultaram diferentemente na aquisição de produtos de investimento. Na articulação com esses significados, os investidores-consumidores consideraram conceitos como esforço, coletividade, e independência dos serviços públicos para tomarem suas decisões, diante de uma expectativa de prevenção e/ou promoção do capital. Espera-se que o estudo contribua para o avanço teórico do uso do Marketing no mercado financeiro. Na prática, a pesquisa pode direcionar órgãos de proteção ao consumidor para reduzir assimetrias entre instituições e investidores de varejopor
dc.description.abstractThe meanings attributed to money go beyond its utilitarian function and consider the relevance of financial capital as a participant in a social order. The possession of financial resources is also a form of appropriation of symbolic and cultural attributes embedded in money. These properties are loaded up to the capital reserve, which can be made through the acquisition of investments in the financial market. This research considers the investment of money as part of a consumer relationship, encompassing the Finance area and based on Marketing - more specifically on consumer behavior. Consumer Culture Theory (CCT) was used as a support to answer the starting question: what are the cultural meanings attributed to money and how do they imply the acquisition of investment products? The objective was to identify and clarify, based on the interpretation of the subjects, the non-financial perceptions and experiences and the reflection in the decisions about the allocation of money. In-depth interviews were conducted with 17 Brazilian retail investors, apprehending the subject-object interaction based on McCracken's (2007) rituals. In the use of Content Analysis, four meanings were categorized: security, family, knowledge and work, which resulted differently in the acquisition of investment products. Investor-consumers considered concepts such as effort, collectivity, and independence from public services to make their decisions. It is expected that the study will contribute to the theoretical advancement of the use of Marketing in the financial market. In practice, research can target consumer protection agencies to reduce asymmetries between institutions and retail investorseng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2022-06-22T19:30:52Z No. of bitstreams: 1 ALAN VERHINE.pdf: 2289781 bytes, checksum: c78f5a40ae9352ee52b5d08badd5b4c6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-22T19:32:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALAN VERHINE.pdf: 2289781 bytes, checksum: c78f5a40ae9352ee52b5d08badd5b4c6 (MD5) Previous issue date: 2021-03-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programAdministraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComportamento do Consumidor. Marketing financeiro. Investimentos financeiros. Significados do dinheiro. Consumer Culture Theorypor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.titleRelação entre significados culturais atribuídos ao dinheiro e consumo de produtos de investimentopor
dc.typeDissertaçãopor
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Administração

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