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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTalento, Luisa Maria Peixoto-
dc.contributor.advisor1Spinola, Carolina de Andrade-
dc.contributor.referee1Spinola, Carolina de Andrade-
dc.contributor.referee2Souza, Laumar Neves de-
dc.contributor.referee3Castro, Fernanda Meneses de Miranda-
dc.date.accessioned2021-07-13T17:38:00Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationTalento, Luisa Maria Peixoto. Qualidade e turismo: uma análise do segmento de alimentos e bebidas no Centro Histórico de Salvador. 2019. 109 f. Dissertação( Desenvolvimento Regional e Urbano) - UNIFACS, Salvador, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/757-
dc.description.resumoO Centro Histórico é uma das áreas mais visitadas de Salvador e concentra uma grande oferta de estabelecimentos de Alimentos e Bebidas (A&B) que, por sua localização, atendem a uma parcela significativa dos turistas que chegam a Cidade. A área de A&B constitui-se em um importante componente do sistema turístico, que também guarda uma relevância simbólica no âmbito da experiência dos visitantes, por expressar através da gastronomia típica, elementos característicos da cultura local. Por entender que a qualidade dos serviços prestados por estes estabelecimentos afeta a avaliação que os turistas realizam sobre um determinado destino, esse trabalho busca investigar o nível de qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos de Alimentos e Bebidas do Centro de Histórico de Salvador (CHS).Para tanto, optou-se pelo método de abordagem dedutivo e, enquanto método de procedimento recorreu-se ao estudo de caso. Dentre as técnicas de pesquisa utilizadas, além da revisão de literatura de autores fundantes da temática abordada e de guias e publicações específicas da área, recorreu-se à pesquisa de levantamento, com aplicação de questionários junto aos prepostos dos estabelecimentos e seus frequentadores e à observação direta. Para avaliar o nível de qualidade dos serviços dos estabelecimentos trabalhou-se com os aspectos e indicadores sugeridos por Morcef de Paula (2004), além da análise de conformidade e não conformidade proposta pelo Método de Kano (1984). Em relação aos critérios adotados nesse trabalho foi possível analisar a opinião dos prepostos dos estabelecimentos, dos clientes e turistas no que diz respeito aos aspectos humanos, sensoriais, comerciais, físicos, sensitivos e de conveniência, dos estabelecimentos listados pela Revista Veja Salvador Comer e Beber, 2017. Esses itens são considerados como importantes indicadores de qualidade dos serviços. Com referência aos resultados foram detectados que os aspectos humanos e sensoriais apresentaram um alto grau de não conformidade. Já os aspectos comerciais, físicos, sensitivos e de conveniência foram considerados conformes pelos visitantes. Dentre as sugestões de evolução citou-se a importância da qualificação profissional e parcerias com instituições de ensino, relacionando as possíveis melhorias de qualidade nos serviços dos estabelecimentos de alimentos e bebidas no Centro histórico de Salvador.por
dc.description.abstractThe Historical Center is one of the most visited areas of Salvador and concentrates a great offer of Food and Beverage (A & B) establishments that, due to their location, serve a significant portion of the tourists who arrive in the City. The A & B area is an important component of the tourism system, which also has a symbolic relevance in the experience of visitors, for expressing through the typical gastronomy, elements characteristic of the local culture. Since the quality of the services provided by these establishments affects the evaluation of the tourists on a particular destination, this work seeks to investigate the quality of the services provided by the Food and Beverage establishments of the Historical Center of Salvador (CHS). For that, the method of deductive approach was chosen and, as a method of procedure, a case study was used. Among the research techniques used, in addition to reviewing the literature of founding authors of the subject and of guides and publications specific to the area, a survey was used, with the application of questionnaires to the prepositions of the establishments and their attendants, and observation direct. In order to evaluate the level of quality of the services of the establishments, the aspects and indicators suggested by Morcef de Paula (2004), as well as the conformity and non-conformity analysis proposed by the Kano Method (1984) were analyzed. Regarding the criteria adopted in this study, it was possible to analyze the opinion of the clients of establishments, clients and tourists regarding the human, sensorial, commercial, physical, sensory and convenience aspects of the establishments listed by Veja Salvador Comer e Bebber Magazine, 2017. These items are considered as important indicators of service quality. With regard to the results it was detected that the human and sensorial aspects presented a high degree of nonconformity. On the other hand, the commercial, physical, sensory and convenience aspects were considered by the visitors. Among the suggestions for evolution were the importance of professional qualification and partnerships with educational institutions, linking possible quality improvements in the services of food and beverage establishments in the historical center of Salvador.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2021-07-13T17:38:00Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LUISA MARIA PEIXOTO TALENTO.pdf: 1734627 bytes, checksum: def4c25b9be78f86e0f65827428f86c1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-13T17:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LUISA MARIA PEIXOTO TALENTO.pdf: 1734627 bytes, checksum: def4c25b9be78f86e0f65827428f86c1 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programDesenvolvimento Regional e Urbanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlimentos e Bebidas. Qualidade de serviços. Centro Histórico de Salvador. Turismopor
dc.subject.cnpqDESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANOpor
dc.titleQualidade e turismo: uma análise do segmento de alimentos e bebidas no Centro Histórico de Salvadorpor
dc.typeDissertaçãopor
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