Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/724
Tipo do documento: Tese
Título: A universidade na formação de líderes para o desenvolvimento regional – uma análise do Programa President’s Emerging Global Scholars (PEGS) da Kennesaw State University (KSU)
Autor: Moreira, Luiza Augusta da Rocha
Primeiro orientador: Boaventura, Edivaldo Machado
Primeiro coorientador: Ribeiro, Lucia
Primeiro membro da banca: Boaventura, Edivaldo Machado
Segundo membro da banca: Ribeiro, Lucia
Terceiro membro da banca: Gomes, Carlos Alberto Costa
Quarto membro da banca: Melo, Hermes Teixeira de
Quinto membro da banca: Vaz, Claudia
Resumo: Nas últimas décadas, verifica-se que o papel das universidades evoluiu de seu foco tradicional na educação e na pesquisa para uma participação cada vez mais ativa nos processos de desenvolvimento regional. As universidades também estão se tornando atores importantes nos sistemas regionais de inovação, embora suas estratégias e atividades variem de acordo com instituições e regiões. O desenvolvimento de uma região passa pela educação, e é nesse contexto que se verifica a importância do papel da universidade, incluindo o impacto econômico direto, o investimento de capital, influenciando o meio regional, a criação de capital humano, a transferência de conhecimento existente, a inovação tecnológica, a liderança regional e a produção de infraestrutura e de conhecimento. Assim, esta pesquisa tem como objetivo avaliar cada uma das características especificadas no Programa President’s Emerging Global Scholars (PEGS) da University Kennesaw State University (KSU), com ênfase nas Sete Revoluções, na Liderança e no Desenvolvimento Regional e na possibilidade de indicar proposições para programas dessa natureza em universidades brasileiras. Esse programa contou com a participação dos estudantes tanto da Universidade Salvador (UNIFACS) como da Kennesaw State University (KSU), durante o período de 2013 a 2016. Para tanto, optou-se por um caminho metodológico característico de estudo de caso, em uma dimensão exploratória e descritiva, utilizando, para esta investigação, a aplicação de um questionário que proporcionou a realização da descrição e a obtenção de dados e informações sobre a efetividade do Programa PEGS e sobre a liderança e o desenvolvimento regional, pelos estudantes que participaram do programa. A participação dos estudantes tanto da UNIFACS como da KSU foi bastante significativa para a compreensão das percepções sobre o que cada um pensa sobre o Programa. Das 25 questões ligadas diretamente ao programa, verificou-se que, em 21 questões, os estudantes têm percepções semelhantes sobre a eficiência, a liderança e o desenvolvimento regional abordados no programa. Houve predominância de questões onde se verifica uma dependência entre as respostas e a nacionalidade do estudante, como foi observado nas questões 17, 18 e 29 (3 das 5 questões consideradas na análise). A participação dos estudantes tanto da Unifacs como da KSU sugere respostas positivas para que o Programa investigado possa e deva fazer parte da grade curricular das universidades brasileiras, porém com algumas adaptações, uma vez que as universidades funcionam como instrumentos de desenvolvimento regional através da educação, pesquisa e cooperação com os atores da sociedade
Abstract: In recent decades, the role of universities has evolved from their traditional focus on education and research to an increasingly active participation in regional development processes. Universities are also becoming important players in regional innovation systems, although their strategies and activities vary according to institutions and regions. The development of a region goes through education and it is in this context that the importance of the university's role is verified, including direct economic impact, capital investment, influence over regional environment, creation of human capital and knowledge, transfer of existing knowledge, technological innovation, regional leadership and production of knowledge infrastructure. Therefore, this research aims to evaluate each of the specified characteristics of the Kennesaw State University President's Emerging Global Scholars Program (PEGS) with emphasis on the Seven Revolutions, Leadership and Regional Development and the possibility of indicating propositions for programs of this nature in Brazilian universities. This program was attended by students from both Salvador University (UNIFACS) and students from Kennesaw State University (KSU) during the period from 2013 to 2016. For this purpose, a methodological approach, characteristic of a case study, was chosen, in an exploratory and descriptive dimension, using for this research a questionnaire that provided the description and obtaining data and information on the effectiveness of the PEGS Program and on the leadership and regional development of the students who participated in it. The participation of both UNIFACS and KSU students was very significant in order to understand the perceptions of each student over the Program. Of the 25 questions directly related to the program, it was noted that in 21 of them, students have similar perceptions about the efficiency, leadership and regional development addressed in the program. It was also perceived a higher prevalence of questions where there was a dependence between the answers and the nationality of the student, as observed in questions 17, 18 and 29 (3 of the 5 questions considered in the analysis). The participation of both Unifacs and KSU students suggests positive responses involving the Program investigated, which can and should be part of the curriculum of Brazilian universities, althoug some adaptations are needed since universities work as instruments of regional development through education, research and cooperation with the actors of society.
Palavras-chave: Educação e Desenvolvimento Regional. Universidade. Liderança.
Área(s) do CNPq: DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: Moreira, Luiza Augusta da Rocha. A universidade na formação de líderes para o desenvolvimento regional – uma análise do Programa President’s Emerging Global Scholars (PEGS) da Kennesaw State University (KSU). 2018. 157 f. Tese( Desenvolvimento Regional e Urbano) - UNIFACS, Salvador, 2018 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/724
Data de defesa: 31-Dez-2018
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano
Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese LUIZA AUGUSTA DA ROCHA MOREIRA.pdf2,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.