Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/716
Tipo do documento: Dissertação
Título: Expansão do agronegócio nos anos 2000 e seus rebatimentos no emprego formal: o caso da região integrada de desenvolvimento econômico do Pólo Petrolina-Juazeiro.
Autor: Souza, Ricardo Luciano Silva Pereira de
Primeiro orientador: Souza, Laumar Neves de
Primeiro membro da banca: Souza, Laumar Neves de
Resumo: Este estudo trata da expansão do agronegócio nos anos 2000 e seus rebatimentos no emprego formal na RIDE polo Petrolina-Juazeiro. Para isso considera três dimensões de análise, sendo a primeira delas o agronegócio, que insere a região nos circuitos globais de comércio. A segunda dimensão são os pontos luminosos de desenvolvimento do Nordeste, que surgem a partir do crescimento do agronegócio que cria novos centros dinâmicos nesta região do Brasil. A terceira dimensão de análise é o mercado de trabalho formal na RIDE. Após a análise destas dimensões, verifica-se como o mercado de trabalho formal reflete a condição de centro dinâmico nordestino na RIDE. Percebe-se que o número de postos formais de emprego na RIDE aumentou durante os anos 2000, a partir dos dados da RAIS. Verifica-se ainda que Petrolina concentra a maioria dos postos de trabalho formal ligados ao agronegócio, retendo os profissionais com maior escolaridade e pagando melhores salários que os demais municípios que compõem a RIDE. Petrolina, assim, estabelece-se como um ponto luminoso de desenvolvimento no Nordeste. Em contrapartida, constata-se que Juazeiro não possui o mesmo desempenho, constituindo-se apenas em um ponto opaco de desenvolvimento.
Abstract: Este estudo trata da expansão do agronegócio nos anos 2000 e seus rebatimentos no emprego formal na RIDE polo Petrolina-Juazeiro. Para isso considera três dimensões de análise, sendo a primeira delas o agronegócio, que insere a região nos circuitos globais de comércio. A segunda dimensão são os pontos luminosos de desenvolvimento do Nordeste, que surgem a partir do crescimento do agronegócio que cria novos centros dinâmicos nesta região do Brasil. A terceira dimensão de análise é o mercado de trabalho formal na RIDE. Após a análise destas dimensões, verifica-se como o mercado de trabalho formal reflete a condição de centro dinâmico nordestino na RIDE. Percebe-se que o número de postos formais de emprego na RIDE aumentou durante os anos 2000, a partir dos dados da RAIS. Verifica-se ainda que Petrolina concentra a maioria dos postos de trabalho formal ligados ao agronegócio, retendo os profissionais com maior escolaridade e pagando melhores salários que os demais municípios que compõem a RIDE. Petrolina, assim, estabelece-se como um ponto luminoso de desenvolvimento no Nordeste. Em contrapartida, constata-se que Juazeiro não possui o mesmo desempenho, constituindo-se apenas em um ponto opaco de desenvolvimento.
Palavras-chave: Agronegócio. 2. Mercado de Trabalho. 3.Desenvolvimento do Nordeste.
Área(s) do CNPq: Desenvolvimento regional e urbano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Desenvolvimento Regional e Urbano
Programa: Desenvolvimento Regional e Urbano
Citação: Souza, Ricardo Luciano Silva Pereira de. Expansão do agronegócio nos anos 2000 e seus rebatimentos no emprego formal: o caso da região integrada de desenvolvimento econômico do Pólo Petrolina-Juazeiro. 2014. [105 f.]. Dissertação( Desenvolvimento Regional e Urbano) - Unifacs, Salvador, [2014] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/716
Data de defesa: 31-Dez-2014
Aparece nas coleções:Desenvolvimento Regional e Urbano
Desenvolvimento Regional e Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação RICARDO LUCIANO SILVA PEREIRA DE SOUZA.pdf1,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.