Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Luciane Scoto da | - |
dc.contributor.advisor1 | Fialho, Sérgio Hage | - |
dc.contributor.referee1 | Fialho, Sérgio Hage | - |
dc.contributor.referee2 | Barros, Manoel Joaquim Fernandes de | - |
dc.contributor.referee3 | Fialho, Nádia Hage | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T11:47:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Luciane Scoto da. Autonomia docente em educação a distância/ Luciane Scoto da Silva.. 2019. 164 f. Dissertação( Mestrado em Administração) - UNIFACS, Salvador, 2019 . | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/706 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação, inclusa no debate sobre a educação a distância no ensino superior, tem como foco a autonomia docente em educação a distância. O objetivo deste trabalho é entender como o modelo dominante de organização do trabalho em educação a distância impacta a autonomia dos professores. Sustenta-se em pesquisa bibliográfica que dialoga com clássicos e contemporâneos autores. Discute-se a proletarização e a precarização do trabalho docente, sob a perspectiva do discurso teórico que envolve a divisão social do trabalho, a mais-valia e as condições do trabalho, e associa-se à autonomia profissional. Discute-se a polidocência e as configurações de tempo e espaço, características da EaD, e relaciona-se à autonomia pedagógica. Entende-se autonomia profissional e autonomia pedagógica e seus aspectos estruturantes, como dependentes. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada mediante questionários de perguntas semiabertas. Os sujeitos são os tutores virtuais de instituições de ensino superior públicas e privadas, que oferecem cursos de graduação na modalidade educação a distância. Os tutores desempenham atividades intrínsecas à função de professores, sendo considerados, portanto, docentes. Foi desenvolvido modelo de análise, que sustenta as categorias de análise diálogo, estrutura e condições de trabalho e seus respectivos indicadores. As categorias de análise foram desenvolvidas com base no estudo dos elementos que compõem o conceito de Distância Transacional e nos estudos sobre a proletarização do trabalho docente. O exame dos indicadores das concepções diálogo, estrutura e condições de trabalho, identificaram, de maneira geral, comprometimentos na interação entre tutores e alunos, impedimentos à flexibilidade dos cursos e condições de trabalho precarizadas, o que resulta em restrições à autonomia docente dos tutores. | por |
dc.description.abstract | This dissertation, included in a discussion about distance education in the undergraduate education, focuses the docent autonomy in distance education. The purpose of this work is to understand how the dominant model of work organization in distance education impacts teacher´s autonomy. It´s sustained in bibliographic research that dialogues whit classics and contemporaries authors. It´s discussed the proletarianization and precariousness of the teaching work, from the perspective of the theoretical discourse that involves the labor’s social division, the surplus value and the labor’s condition, and it´s associated to professional autonomy. It´s discussed the polydocence and the time and space´s configuration, distance education´s characteristics, and it´s related to pedagogic autonomy. It´s understood professional autonomy and pedagogic autonomy and its structuring aspects, as dependent. It´s treated qualitative and exploratory research conducted through questionnaires of semi-open questions. The subjects are the virtual tutors of public and private undergraduate institutes, which offers undergraduate distance education course. The tutors perform activities intrinsic to the role of teacher, therefore considered teachers. An analyses model was developed, which sustains the categories of analysis dialogue, structure and working conditions and their respective indicators. The categories of analyses were developed based on the study of elements that make up the concept of Transactional Distance and in the studies about proletarianization of teaching work. The analyses of conception indicator dialogue, structure and work conditions identified, generally, a compromises in the interactions between tutors and students, impediments to course flexibility and precarious working conditions, which results in restrictions on the teaching autonomy of tutors. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2021-05-28T11:43:05Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LUCIANE SCOTO DA SILVA.pdf: 1064754 bytes, checksum: 77ee7686e41c5fb89b5c7fe609576be0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-28T11:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LUCIANE SCOTO DA SILVA.pdf: 1064754 bytes, checksum: 77ee7686e41c5fb89b5c7fe609576be0 (MD5) Previous issue date: 2019-12-31 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Salvador | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIFACS | por |
dc.publisher.program | Administração | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Autonomia pedagógica docente. Autonomia profissional docente. Educação a distância. | por |
dc.subject.cnpq | ADMINISTRAÇÃO | por |
dc.title | Autonomia docente em educação a distância/ Luciane Scoto da Silva. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Administração Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO LUCIANE SCOTO DA SILVA.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.