Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/702
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores influentes no desempenho pedagógico das escolas públicas municipais de Salvador
Autor: Scaldaferri, Valdinéia Araujo
Primeiro orientador: Fialho, Sérgio Hage
Primeiro membro da banca: Fialho, Sérgio Hage
Segundo membro da banca: Barros, Manoel Joaquim Fernandes de
Terceiro membro da banca: Souza, Lanara Guimarães
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar fatores que possam ser críticos para a gestão do desempenho das escolas públicas da rede municipal de Salvador. Gestão de uma organização peculiar, atravessada por muitos desafios de diversas ordens (social, política, econômica, familiar e nas formas de produção do trabalho), que repercutem diretamente no desempenho pedagógico da escola. A partir de uma abordagem metodológica que envolveu dois níveis de análise, sendo o primeiro, tratado de forma quantitativa, tratado por um modelo de regressão múltipla aplicado a um conjunto de indicadores educacionais desenvolvidos pelo INEP, postos em relação com o IDEB das escolas públicas de ensino fundamental da rede municipal de Salvador. Nesse nível de análise, objetivou-se analisar os fatores externos às práticas de gestão adotadas internamente na escola. No segundo nível, que se utilizou do método qualitativo, apoiou-se em pesquisa realizada junto ao conjunto de gestores escolares da regional Cabula da rede municipal de Salvador, com o objetivo de identificar características das práticas internas dos diretores, sob a perspectiva do das dimensões da Gestão Escolar propostas por Luck (2009). Os resultados da regressão com as escolas de Salvador demonstraram que existe uma relação significativa entre o índice de esforço docente (IED), a taxa de distorção idade – série (TDI) e o resultado do IDEB das escolas da rede. Por sua vez, a investigação que relacionou qualitativamente os procedimentos de gestão dos diretores das escolas da regional Cabula com os resultados do IDEB, revelou indícios de conexão entre práticas participativas de gestão, articulação sistemática com a comunidade local e o desempenho expresso pelo IDEB. Propõe-se uma continuidade dos estudos, utilizando novas técnicas de pesquisa, com outros delineamentos metodológicos.
Abstract: The present work had as objective to investigate factors that may be critical for the management of the performance of the public schools of the municipal network of Salvador. Management of a peculiar organization, crossed by many challenges of various orders (social, political, economic, family and forms of work production), which directly affect the pedagogical performance of the school. Based on a methodological approach that involved two levels of analysis, the first one, treated in a quantitative way, was treated by a multiple regression model applied to a set of educational indicators developed by INEP, placed in relation to the IDEB of the public schools of primary education of the municipal network of Salvador. At this level of analysis, the objective was to analyze the external factors to the management practices adopted internally in the school. In the second level, using the qualitative method, it was based on a survey carried out with the group of school administrators of the Cabula regional school of the municipal network of Salvador, with the objective of identifying characteristics of the internal practices of the directors, from the perspective of the dimensions of School Management proposed by Luck (2009). The results of the regression with Salvador 's schools showed that there is a significant relationship between teacher effort index (FDI), age - grade distortion rate (TDI), and net - schools' IDEB results. On the other hand, the research that qualitatively related the management procedures of the directors of the Cabula regional schools with the results of the IDEB revealed signs of a connection between participatory management practices, systematic articulation with the local community and the performance expressed by the IDEB. It is proposed a continuity of studies, using new research techniques, with other methodological delineations.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Indicadores e Desempenho Educacional.
Área(s) do CNPq: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: Scaldaferri, Valdinéia Araujo. Fatores influentes no desempenho pedagógico das escolas públicas municipais de Salvador. 2018. 148 f. Dissertação( Mestrado em Administração) - UNUFACS, Salvador, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/702
Data de defesa: 31-Dez-2018
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao VALDINÉIA ARAÚJO SCALDAFERRI.pdf1,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.