???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/7
Tipo do documento: Dissertação
Título: Novos arranjos institucionais de pesquisa a partir da criação dos fundos setoriais: o caso da Rede Cooperativa em Engenharia de Campos Maduros - RECAM
Autor: Viana, Magali de Oliveira 
Primeiro orientador: Costa Neto, Armando Alberto da
Primeiro membro da banca: Correia, James Silva Santos
Segundo membro da banca: Ferreira, Doneivan Fernandes
Resumo: As redes cooperativas de pesquisa respondem aos desafios impostos pela integração e evolução do mundo globalizado, incentivado pelas novas formatações de governos nacionais e internacionais que priorizam o trabalho cooperativo como meio de socialização do conhecimento. A motivação para este estudo é fruto do caráter inovador dos novos arranjos de pesquisa que foram definidos a partir dos fundos setoriais CT-Petro, através das Redes N/NE. Os Fundos Setoriais foram criados para contribuir para a construção de uma política nacional de C&T de longo prazo, para incentivar o desenvolvimento tecnológico empresarial e oferecer novo padrão de financiamento que fosse adequado às necessidades de investimentos em CT&I, inclusive com novas fontes de recursos. Os fundos setoriais promoveram a sinergia entre as universidades, centros de pesquisa e as empresas. Diversos autores têm discutido sobre a dinâmica das redes, sua criação, a gestão dos recursos, o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de inovações na área de petróleo e gás natural por ser um assunto em crescente investigação e implementação nas grandes potências mundiais. A experiência da Rede Cooperativa em Engenharia de Campos Maduros - Recam demonstra a necessidade de aperfeiçoamento do processo de gestão entre as instituições participantes e empresas que contribuem para o estabelecimento desse novo mecanismo de interação entre o setor público, o privado e a academia. Este trabalho discorre sobre o tema pesquisa cooperativa, inovação, redes cooperativas de pesquisa N/NE, ciência no Brasil e políticas públicas de C&T.
Palavras-chave: Inovação
redes cooperativas de pesquisa
campos maduros
fundos setoriais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: VIANA, Magali de Oliveira. Novos arranjos institucionais de pesquisa a partir da criação dos fundos setoriais: o caso da Rede Cooperativa em Engenharia de Campos Maduros - RECAM. 2006. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/7
Data de defesa: 18-Oct-2006
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Magali Viana 2006 texto completo.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.