Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/67
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bruno Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235358Y1por
dc.contributor.advisor1Ladeira, Rodrigopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728639E0por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:27Z-
dc.date.available2011-10-12pt_BR
dc.date.issued2008-10-14pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Rodrigues. Mirror, mirror, WHO IS MORE IMPORTANT THAN I? AN EXPERIMENTAL STUDY ON THE ROLE OF MARKET PRICE COSMETICS. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/67-
dc.description.resumoEm um contexto de transformações no ambiente de negócios, pesquisas mercadológicas de instituições privadas executadas no setor de cosméticos apontam para a desproporção entre aumento das vendas e o valor absoluto dos itens. Para verificar esse fenômeno, uma pesquisa experimental com 225 pessoas foi executada para medir a relação da percepção de preço sobre a intenção de compra. Por representar o maior volume de vendas para os produtos no setor, o xampu foi o item escolhido para o cenário experimental criado no estudo. O objetivo foi, através de um modelo de regressão linear múltipla, verificar a relação da percepção de preço com a intenção de compra, considerando algumas variáveis intervenientes. Foram escolhidos como variáveis que influenciam o comportamento dos consumidores; o grau de envolvimento, escolaridade e classe social, por serem provenientes de estudos presentes na Teoria do Marketing. Na análise dos resultados foram executados os procedimentos de validação da amostra e variáveis, seguidos pela aplicação da técnica de escalonamento e a regressão linear propriamente dita. Buscando garantir que os pré supostos assumidos não foram quebrados, a análise dos resíduos encontrados foi realizada, constatando a homogeneidade nos resultados. Do modelo proposto; a associação inicial entre percepção de preço e intenção de compra corroborou com os achados de estudos existentes. Para as outras variáveis, somente as dimensões de valor percebido e bem estar identificadas para o grau de envolvimento, obtiveram resultados estatisticamente significantes que justificam aceitar a associação proposta. O resultado encontrado foi creditado à mistura de caráter hedonista e utilitarista presente no produto ,e, como contribuição gerencial às empresas do setor, foi destacado que o elemento hedônico aparece como melhor caminho na busca de diferenciação em seu processo de posicionamento frente a concorrência.por
dc.description.abstractIn a context where transformation and change are always present in the business environment, researches executed by private companies point to the disparity of sales increase and the decrease value for cosmetics products. To check this, an experimental study with 225 people was performed to measure the relation between price perception and purchase intention. Representing the largest Sales volume for products in the industry, the shampoo was the item chosen for the experimental scenario created in the study. The proposal was, through a regression model, verify the relationship between price perception with purchase intention, considering that some variables may interfere in this relation. Due to their presence in the marketing theory, degree of involvement, education and income were choosen. Validation procedures for the sample and variables were performed. To ensure that the alleged pré-made were not broken, the analysis of residues found was performed, confirming the homogeneity in the results. The initial association between price perception and purchase intention in the proposed model corroborated with the finding of existing studies. For the other variables, only the dimensions of perceived value and well being associated to the level of involvement, achieved statistically significant results that justify accepting the proposed association. The results were credited to the mixture of utilitarian and hedonistic character that the product has. As a highlight to business managers in the sector the hedonic element appears as the Best path to the companies seeking positioning and trying to diferentiate their product.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao BRUNO RODRIGUES SILVA.pdf: 934040 bytes, checksum: c80999f002a89ae1b978c319330c429a (MD5) Previous issue date: 2008-10-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/581/Dissertacao%20BRUNO%20RODRIGUES%20SILVA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectPreçopor
dc.subjectIntenção de Comprapor
dc.subjectGrau de Envolvimentopor
dc.subjectPosicionamentopor
dc.subjectCosméticospor
dc.subjectPriceeng
dc.subjectInvolvementeng
dc.subjectPurchase Intentioneng
dc.subjectCosmeticseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleESPELHO, ESPELHO MEU, QUEM É MAIS IMPORTANTE DO QUE EU? UM ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O PAPEL DO PREÇO NO MERCADO DE COSMÉTICOSpor
dc.title.alternativeMirror, mirror, WHO IS MORE IMPORTANT THAN I? AN EXPERIMENTAL STUDY ON THE ROLE OF MARKET PRICE COSMETICSeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao BRUNO RODRIGUES SILVA.pdf912,15 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.