Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/65
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFranco, Julia Hosana Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504172J9por
dc.contributor.advisor1Santos, Jair Nascimentopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784788Z2#Dadospessoaispor
dc.contributor.referee1Junquilho, Gelson Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765401E5por
dc.contributor.referee2Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794843D8#Dadospessoaispor
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:27Z-
dc.date.available2011-10-12pt_BR
dc.date.issued2008-10-03pt_BR
dc.identifier.citationFRANCO, Julia Hosana Santos. TRABALHO EM EQUIPE E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2008.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/65-
dc.description.resumoAnalisar o trabalho em equipe em contextos organizacionais tem-se constituído um importante caminho para a compreensão da dinâmica das organizações. Inserir o trabalho em equipe entre os diversos atores de uma organização contribui para o melhor entendimento da responsabilidade do setor de recursos humanos e do ambiente de aprendizagem organizacional. Sendo assim, nesse trabalho discutem-se três vertentes: a gestão com pessoas e sua relação com o indivíduo; o trabalho em equipe, englobando conceitos, vantagens e implicações e o que o diferencia de trabalho em grupo e, por fim, o fator aprendizagem, sua conceitualização, aprendizagem individual e organizacional e sua relação com o trabalho em equipe. Cada abordagem é tratada separadamente, ressaltando sua orientação geral, as questões básicas e as mais relevantes tensões teóricas sobre o tema. É nesse contexto que se insere o objetivo geral da pesquisa, qual seja analisar como o trabalho em equipe pode contribuir para a aprendizagem no seu contexto organizacional. Nesse sentido, a pesquisa foi centrada nos impactos relativos do trabalho em equipe no processo de aprendizagem em uma determinada organização, tendo como base as seguintes questões de pesquisa: a) envolvimento das pessoas para realizar o trabalho em equipe; b) estratégias adotadas para viabilizar o trabalho em equipe; c) identificação dos problemas que dificultam o desenvolvimento do trabalho em equipe; d) estratégias da gestão com pessoas para incentivar o trabalho em equipe, visando êxito no processo de aprendizagem; e) contribuição do trabalho em equipe para a troca de experiências e conhecimentos. O método utilizado foi um estudo de caso, realizado por meio de entrevistas, com líderes e subordinados que trabalham na unidade aqui denominada BETA S/A, localizada no município de Simões Filho, no estado da Bahia, sendo analisado o trabalho em equipe na respectiva empresa como uma estratégia da gestão com pessoas para promover o aprendizado e melhorar as relações interpessoais entre os empregados, verificando a existência de conflitos e insatisfações, principalmente por partes dos subordinados. Os resultados mostram a necessidade do trabalho em equipe e sua contribuição para a melhoria do resultado organizacional. Ressalte-se que esse modelo de gestão não surgiu de forma natural, aconteceu impositivamente, gerando conflitos e intensificando as relações de poder e hierarquia entre a liderança e os subordinados. As vantagens e desvantagens, assim como os impactos do trabalho em equipe são percebidos de maneira diferente por líderes e liderados, e, conforme apurado pelos conteúdos dos discursos, o trabalho em equipe foi instituído na empresa para tratar comportamentos não desejados pela mesma.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao JULIA HOSANA SANTOS FRANCO.pdf: 660313 bytes, checksum: 1f2db7fd810af89fd5ced3e2e8738702 (MD5) Previous issue date: 2008-10-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/542/Dissertacao%20JULIA%20HOSANA%20SANTOS%20FRANCO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho em equipepor
dc.subjectGestão com pessoaspor
dc.subjectIndivíduopor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleTRABALHO EM EQUIPE E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ORGANIZACIONALpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao JULIA HOSANA SANTOS FRANCO.pdf644,84 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.