???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/649
Tipo do documento: Dissertação
Título: Profissionalização docente sob a ótica da Andragogia: um estudo com professores no ensino da Administração em uma universi-dade pública na Bahia.
Autor: JESUS, Daniela Magalhães Costa de
Primeiro orientador: BARROS, Manoel Joaquim Fernandes de
Primeiro membro da banca: MOSCON, Daniela Campos Bahia
Segundo membro da banca: TORRES, Mônica Moreira de Oliveira
Resumo: O objetivo central deste estudo é analisar a aderência da formação docente ao mo-delo andragógico de aprendizagem dos professores, que atuam no ensino de Admi-nistração em dois cursos na Universidade do Estado da Bahia. Quanto aos objetivos específicos: a) identificar as características da formação docente do profissional que atua no curso de administração; b) delimitar as competências previstas no modelo pedagógico; c) delimitar as competências previstas no modelo andragógico; d) men-surar a carência destas competências na formação docente universitária em admi-nistração; e) identificar causas e consequências deste fenômeno. Para compreender a temática do trabalho, foi realizada a fundamentação teórica, que aborda a gestão do serviço educacional, qualidade do serviço educacional, características das orga-nizações e do trabalho educacional, processo de ensino aprendizagem, formação e profissionalização docente, competência docente e perspectiva andragógica de aprendizagem. A pesquisa se configura de natureza quali-quantitativa, do tipo explo-ratória e descritiva, realizada em duas etapas: uma quantitativa, por meio de questi-onário de pesquisa com 20 professores de dois campi, e outra fase qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados encontrados demonstraram aderência da prática docente ao modelo andragógico de aprendizagem, entretanto percebe-se que os professores agem de forma mais intuitiva do que profissionaliza-da influenciados pelo caráter técnico do curso de administração. Os resultados pos-sibilitaram ampliar a discussão sobre a precariedade da profissionalização docente e sua repercussão para o ensino de Administração.
Abstract: The main objective of this study is to analyze the adherence of teacher training to the andragógico model of teacher learning, who work in the teaching of Administration in two courses at the State University of Bahia. With regard to the specific objectives: a) to identify the characteristics of the teacher training of the professional who works in the administration course; b) delimiting the competences provided for in the pedago-gical model; c) delimiting the skills provided in the andragógico model; d) measure the lack of these competences in the university teaching-administration form; e) iden-tify causes and consequences of this phenomenon. In order to understand the work theme, the theoretical foundation was made, which addresses the management of the educational service, the quality of the educational service, the characteristics of the organizations and the educational work, the process of teaching and learning, teacher competence and an andragogic learning perspective. The research is of a qualitative and quantitative nature, of the exploratory and descriptive type, carried out in two stages: a quantitative one, through a research questionnaire with 20 teachers from two campuses, and another qualitative phase, through of semi-structured inter-views. The results obtained showed that teachers adherence to the andragogic mo-del of learning, however, it is noticed that teachers act in a more intuitive than profes-sionalized way influenced by the technical character of the course of administration. The results made it possible to broaden the discussion about the precariousness of teacher professionalization and its repercussion for the teaching of Administration.
Palavras-chave: Ensino de Administração
Andragogia
Gestão Docente
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: JESUS, Daniela Magalhães Costa de. Profissionalização docente sob a ótica da Andragogia: um estudo com professores no ensino da Administração em uma universidade pública na Bahia.. 2017. 124 f. : il. Dissertação Mestrado em Administração UNIFACS - Universidade Salvador, Salvador 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/649
Data de defesa: 21-Sep-2017
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao DANIELA MAGALHÃES COSTA DE JESUS.pdfDissertação DANIELA MAGALHÃES COSTA DE JESUS1,21 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.