???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/63
Tipo do documento: Dissertação
Título: Risco de crédito em operações de financiamento de capital de giro às micros e pequenas empresas : uma análise na Agência de Fomento do Estado da Bahia - DESENBAHIA (2004)
Autor: Silva, Marcos Adriano Santana da 
Primeiro orientador: Bruni, Adriano Leal
Primeiro membro da banca: Passos, Francisco Uchoa
Segundo membro da banca: Cavalcante, Luiz Ricardo Mattos Teixeira
Resumo: O presente estudo objetivou a identificação de variáveis significativas que auxiliem o processo decisório pela concessão de crédito às micro e pequenas empresas, possibilitando à uma instituição financeira operar com maior eficiência na aplicação dos recursos utilizados para fins de financiamento desse segmento. Estudos apresentados na fundamentação teórica da presente pesquisa indicaram que diversas instituições financeiras não possuem processos de decisão e análise de solicitação de financiamentos diferenciados para às micro e pequenas empresas, assim como confirmaram a necessidade de realização de estudos voltados para esse grupo de empreendedores que vêem gradativamente aumentando sua participação na economia do país. Com o objetivo de confrontar teoria e prática, a parte prática do estudo compreendeu uma análise de informações sobre financiamentos concedidos à micro e pequenas empresas pela Desenbahia, buscando comprovar a associação entre determinadas variáveis e a situação de adimplência do financiamento. Para a análise dos dados de 63 empresas, as quais tiveram seus pedidos de crédito aprovados e que receberam recursos financeiros solicitados através do programa Credifácil em determinado período, foram realizadas inferências estatísticas através dos testes Qui-Quadrado e Mann-Whitney. Os resultados obtidos indicaram a insuficiência das variáveis analisadas para identificação da futura situação dos financiamentos concedidos a micro e pequenas empresas a serem financiadas pelo programa escolhido. Foi possível concluir, então, que as informações coletadas de micro e pequenas empresas, baseadas principalmente em demonstrativos contábeis e financeiros, bem como informações restritivas e dívidas a vencer, não reuniam elementos suficientes para assegurar que o processo de tomada de decisão pela concessão de crédito para esse segmento fosse efetuado de forma eficiente.
Palavras-chave: Risco de crédito
indicadores financeiros
micro e pequenas empresas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SILVA, Marcos Adriano Santana da. Risco de crédito em operações de financiamento de capital de giro às micros e pequenas empresas : uma análise na Agência de Fomento do Estado da Bahia - DESENBAHIA (2004). 2005. 129 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/63
Data de defesa: 30-Sep-2005
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Marcos Adriano Santana 2006 texto completo.pdf344,14 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.