???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/629
Tipo do documento: Dissertação
Título: O comportamento dos consumidores idosos no consumo de entretenimento antes e após a aposentadoria: uma abordagem do paradigma do life course
Autor: PINHEIRO, Taluhama Guimarães Rosário.
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Sérgio Ricardo Góes
Primeiro coorientador: LOPES, Sérgio Paulo Maravilhas
Segundo coorientador: FERRREIRA, Fábio Almeida
Resumo: Este trabalho usou como referência o Paradigma do Life Course para estudar os padrões do comportamento do consumidor idoso antes e após o evento da aposentadoria. Buscou-se identificar o comportamento do consumidor idoso quanto ao consumo de entretenimento antes do evento aposentadoria e identificar possíveis mudanças percebidas no comportamento de consumo de entretenimento após o evento da aposentadoria ser instaurado em sua vida. A escolha da temática ocorreu em detrimento à falta de pesquisas existentes voltadas ao comportamento dos consumidores idosos e, ao setor de entretenimento, como também pela crescente importância desta parcela da população que vem crescendo em termos percentuais no todo da população. A opção metodológica se deu pela pesquisa qualitativa com propósitos exploratório e descritivo, usando como técnica de investigação, o estudo de casos múltiplos. Foram realizadas 22 entrevistas em profundidade mediante uso de roteiro semiestruturado na cidade de Salvador, Estado da Bahia, cujo teor foi estudado mediante análise de conteúdo. Após a transcrição dos roteiros foi feito o uso de Coding frames para reduzir, codificar e categorizar os dados por temáticas: Papéis Representados, Tipos de Entretenimento e Emoções. O resultado dos dados foi segmentado de acordo com os tempos usados na pesquisa, sendo o Tempo 1 correspondente ao período de 5 anos antes da aposentadoria, o Tempo 2 ao momento em que o evento da aposentadoria foi instaurado e, o Tempo 3 o atual momento em que se encontra o entrevistado. O estudo foi feito utilizando o modelo de estudo do Paradigma do Life Course - PLC pela perspectiva normativa para análise e interpretação dos resultados da pesquisa através dos papéis representados. Os resultados encontrados estão alinhados à proposta no modelo do PLC de Moschis (2007), no qual, pode-se perceber que o consumidor idoso apresenta mudanças comportamentais no consumo do entretenimento após o evento da aposentadoria, em função dos novos papéis representados, bem como novas responsabilidades e funções. Por fim, o trabalho apontou as limitações encontradas na pesquisa e mencionou algumas sugestões para próximos estudos.
Abstract: This work used as reference the Life Course Paradigm to study the patterns of behavior of the elderly consumer behavior after the retirement event. We sought to identify the elderly consumer behavior about the entertainment before retirement event and what possible changes perceived in entertainment consumption behavior after the retirement of the event to be instated in their life. The choice of the theme occurred over the lack of existing research focused on the behavior of older consumers, the entertainment industry, as well as the growing importance of this segment of the population that is growing in percentage terms in the whole of the population. The methodological option was given by qualitative research for exploratory and descriptive purposes, using as a research technique, the study of multiple cases. Twenty-two in-depth interviews were conducted using a semi-structured script in the city of Salvador, State of Bahia, whose content was studied through content analysis. After the transcription of the scripts, Coding frames were used to reduce, encode and categorize the data by themes: Represented Roles, Types of Entertainment and Emotions. The result of the data was segmented according to the times used in the survey, with Time 1 corresponding to the period of 5 years before retirement, Time 2 to the moment the retirement event was established, and Time 3 the current moment In which the interviewee is. The study was carried out using the study model of the Paradigm of the Life Course - PLC by normative perspective to analyze and interpret the results of the research by represented roles. The results found are in line with the theory proposed in the Moschis PLC model (2007), in which it was noticed that the elderly consumer presents behavioral changes in the consumption of entertainment after the retirement event, due to the new roles represented, as well as new responsibilities And functions. Finally, the paper pointed out the limitations found in the research and mentioned some suggestions for future studies.
Palavras-chave: Aposentadoria
Comportamento do consumidor idoso
Entretenimento
Life Course
Marketing
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: PINHEIRO, Taluhama Guimarães Rosário. O comportamento dos consumidores idosos no consumo de entretenimento antes e após a aposentadoria: uma abordagem do paradigma do life course. 2017. 296 f.: il. Dissertação Mestrado em Administração - Unifacs Universidade Salvador, Salvador, 2017 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/629
Data de defesa: 30-Mar-2017
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao TALUHAMA GUIMARÃES ROSÁRIO PINHEIRO setembro 2017.pdfDissertacao TALUHAMA GUIMARÃES ROSÁRIO PINHEIRO setembro 2017.pdf 3,13 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.