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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma análise comparada das políticas de gestão docente nas Instituições de Ensino Superior privadas, na Bahia, com a burocracia profissional de Mintzberg
Autor: SANTIAGO, Nilzete Teixeira 
Primeiro orientador: BARROS, Manoel Joaquim Fernandes de
Primeiro membro da banca: SILVA, Lindomar Pinto da
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Maria Leny Souza
Resumo: O estudo analisa os fatores que influenciam na aderência das Políticas de Gestão Docente das IES privadas da Bahia ao Modelo de Burocracia Profissional de Mintzberg, através dos seguintes objetivos específicos: Identificação de Políticas de Gestão Docente; Comparação com a Burocracia Profissional de Mintzberg; Adesão dessas políticas e práticas à Burocracia Profissional. Mintzberg (2009) propõe 05 (cinco) tipos de estruturas organizacionais: simples, divisionada, burocracia mecanicista, adhocracia e burocracia profissional. No último tipo, os professores são retratados como profissionais autônomos, realizando suas atividades de forma descentralizada, devido a habilidades consideradas para a progressão na carreira. Para atingir o objetivo do estudo, foi desenvolvida uma abordagem quali quantitativa, exploratória e descritiva. Um estudo de casos múltiplos, em três (3) instituições de ensino superior privadas (uma faculdade, um centro universitário e uma universidade), na Bahia, no ano de 2017, foi elaborado, a fim de garantir a heterogeneidade de uma amostra intencional. Foram entrevistados nove (9) gestores acadêmicos, diretamente ligados ao Processo de Gestão Docente, conhecedores das políticas e práticas da IES. Os resultados indicaram que o nível de adesão destas ao Modelo de Burocracia Profissional de Mintzberg está associado a vários fatores, entre eles, tipo de organização acadêmica, nú- mero de professores, natureza jurídica da IES e associação a grupos educacionais. Essa análise de dados sugere uma correlação entre este modelo e as forças de rela- ção capital-trabalho.
Abstract: The study analyzes factors that influence Bahia private HEI's Teacher Management Policies adherence to Mintzberg's Professional Bureaucracy Model, through the following specific objectives: Teacher Management Policies identification; comparison with Mintzberg's Professional Bureaucracy; adherence of these policies and practices to the Professional Bureaucracy. Mintzberg (2009) proposes 05 (five) types of organizational structures: Simple, Divided, Mechanistic Bureaucracy, Adhocracy and Professional Bureaucracy. In the last type, teachers are portrayed as autonomous professionals, performing their activities in a decentralized way, due to abilities considered for career progression. In order to achieve the study's goal, a quantitative, exploratory and descriptive approach was developed. A multiple cases study, in three (3) private HEI (a faculty, one university center and a university), in Bahia, was addressed, in order to guarantee an intentional sample's heterogeneity. Three (3) academic managers were interviewed, directly linked to the Teacher Management Process, knowledgeable about HEI's policies and practices. Results indicated that HEI Policies' level of adherence to Mintzberg's Professional Bureaucracy Model is associated with several factors, among them, academic organization type, number of teachers, HEI's legal nature, and association to educational groups. Such data analysis suggests a correlation between this model and capital-labor balancing forces.
Palavras-chave: Instituição de Ensino Superior
Gestão Docente
Estrutura Organizacional
Burocracia Profissional
Higher Education
Teacher Management
Organizational Structure
Professional Bureaucracy
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Administração Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Administração
Citação: SANTIAGO, Nilzete Teixeira. Uma análise comparada das políticas de gestão docente nas Instituições de Ensino Superior privadas, na Bahia, com a burocracia profissional de Mintzberg. 2017. 112 f. Dissertação( Administração) UNIFACS - Universidade Salvador, Salvador, 2017 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/623
Data de defesa: 31-Aug-2017
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