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http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/60
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pinto, Leandro Duarte | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709982J7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Boaventura, Edivaldo Machado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788342A3 | por |
dc.contributor.referee1 | Falcão, Izolda Rebouças | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700451E8 | por |
dc.contributor.referee2 | Freire, Luis Carlos | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792203Z4 | por |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T13:54:25Z | - |
dc.date.available | 2006-12-01 | pt_BR |
dc.date.issued | 2004-08-04 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PINTO, Leandro Duarte. Universidade corporativa sob a ótica dos funcionários : o caso do Banco do Brasil. 2004. 220 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2004. | por |
dc.identifier.uri | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/60 | - |
dc.description.resumo | A educação é um tema que interessa a todos os setores da sociedade, inclusive o corporativo, à medida que passa a ser percebida como dimensão fundamental para garantir competitividade nas empresas. Este cenário vem justificando o aparecimento das Universidades Corporativas (UCs), sistemas educacionais implantados no âmbito de uma organização para atendimento de seus funcionários, clientes, parceiros e fornecedores em alinhamento com as estratégias organizacionais. Estas estruturas têm como objetivos desenvolver e instalar competências profissionais e humanas capazes de diferenciar a empresa estrategicamente. Embora algumas empresas brasileiras tenham implantado universidades corporativas em seus ambientes, ainda não se tem claro se este modelo de gestão em educação está sendo compreendido e colhido pelos funcionários dessas empresas. Neste sentido, procurou-se verificar com esta pesquisa, como questões central, se os funcionários do Banco do Brasil compreendem e acolhem as possibilidades de aprimoramento profissional e pessoal disponibilizadas por sua universidade corporativa (UniBB). Para tanto, tipificou-se uma pesquisa de caráter exploratório, com predominância de abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso e como campo de investigação a Universidade Corporativa Banco do Brasil em Salvador. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas envolvendo 35 funcionários do Banco, e os dados secundários obtidos de fontes internas da organização. Do processo de análise emergiram categorias que se articulam a um conjunto de perguntas da entrevista, e à própria fundamentação teórica, com o objetivo de elucidar a questão central da pesquisa. As análises realizadas demonstraram que é complexo disseminar a compreensão, pelos funcionários, do que é uma universidade corporativa e efetiva o acolhimento e adoção de suas possibilidades. Tais dimensões ainda não foram plenamente alcançadas na empresa pesquisada. As principais dificuldades identificadas relacionam-se ao pouco domínio, pelos funcionários, da base conceitual que fundamenta a UC estudada, ou seja, desconhecem as suas diretrizes estratégicas e pedagógicas, princípios filosóficos e eixos metodológicos a falta de percepção. na prática, de que as possibilidades de qualificação oferecidas pela UC promovem o crecimento na carreira; à dificuldades de comunicação interna, que não está sendo capaz de gerar informação que ofereçam plena compreensão da UC; a entraves ligados à jornada de trabalho e à base tecnológica, que inibem o exercício da educação corporativa a qualquer lugar. Não existe um caminho pronto. A plena operação de uma universidade corporativa requer uma profunda mudança na cultura da organização e um envolvimento efetivo dos diversos agentes que a compõem. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-04-29T13:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Leandro Pinto 2004 texto completo.pdf: 1057900 bytes, checksum: 8d970edcaba52b86404fbcd4b6d8cd84 (MD5) Previous issue date: 2004-08-04 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/516/Dissertacao%20Leandro%20Pinto%202004%20texto%20completo.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Salvador | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNIFACS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação corporativa | por |
dc.subject | universidade corporativa | por |
dc.subject | aprendizagem organizacional | por |
dc.subject | aprendizagem humana | por |
dc.subject | educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Universidade corporativa sob a ótica dos funcionários : o caso do Banco do Brasil | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Administração |
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File | Description | Size | Format | |
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Dissertacao Leandro Pinto 2004 texto completo.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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