Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/5
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jaqueline Santana Nascimento dospt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732556T5por
dc.contributor.advisor1Fadul, Elvia Mirian Cavalcantipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787171E4por
dc.contributor.advisor-co1Falcão, Izolda Rebouçaspt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700451E8por
dc.contributor.referee1Dias, Acácia Batistapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700451E8por
dc.contributor.referee2Silva, Ronalda Barretopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782904J3por
dc.date.accessioned2016-04-29T13:54:05Z-
dc.date.available2006-11-28pt_BR
dc.date.issued2006-06-29pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Jaqueline Santana Nascimento dos. Gestão escolar, poder local e formação cidadã : equação possível?. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2006.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/5-
dc.description.resumopresente estudo teve por objetivo analisar a relação da instituição escolar pública, com as entidades representativas da sociedade, aqui representadas pelas Associações de Moradores. Do mesmo modo, procurou-se verificar se a cooptação, inerente ao modelo de gestão participativa, adotado pelo Estado, associada às distorções funcionais do poder local, típicas de comunidades distritais, constituiriam a desqualificação desta escola como agência de formação cidadã. Para tanto, foram consideradas as dimensões políticas, educacionais e gerenciais implícitas no referido processo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um Estudo de Caso, tendo como campo o Distrito de Ilha de Maré, Salvador, Bahia. Como técnicas, foram utilizadas observação sistemática, entrevistas semi-estruturadas e Grupo Focal, junto a gestores escolares, docentes, líderes locais, pais e alunos das escolas. No referencial teórico, foram abordados tópicos como organização do Estado e sua relação com o poder local; a gestão participativa; a municipalização da educação e a sua relação com o Estado e as entidades que os representam. A maior contribuição desse estudo é a possível identificação do comprometimento da formação cidadã, importante objetivo das instituições educacionais do município, causado pelo enfraquecimento da ação do poder local nas comunidades distritais soteropolitanas, como efeito da ação governamental nas localidades suburbanas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-29T13:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jaqueline Santana 2006.pdf: 950196 bytes, checksum: ef781a1de93c5fc4f8467f13ff69367c (MD5) Previous issue date: 2006-06-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/481/Jaqueline%20Santana%202006.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectpoder localpor
dc.subjectescola públicapor
dc.subjectparticipaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.titleGestão escolar, poder local e formação cidadã : equação possível?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaqueline Santana 2006.pdf927,93 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.