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Campo DCValorIdioma
dc.creatorABRAÃO, Adalberto Alves-
dc.contributor.advisor1SILVA, Paulo Caetano da-
dc.date.accessioned2017-07-18T00:27:06Z-
dc.date.issued2016-05-18-
dc.identifier.citationABRAÃO, Adalberto Alves. Assistente financeiro virtual baseado em processador de linguagem natural, reconhecimento de voz e XBRL. 2016. 145p. Dissertação (Sistemas e Computação) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2016.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/573-
dc.description.resumoPara investir em uma empresa é importante obter informações sobre a situação financeira atual e passada. Extrair essa informação de um sistema de informação que utiliza taxonomia reconhecida pelo mercado financeiro, utilizando linguagem natural, é uma facilidade para o investidor que não tem conhecimento e nem expertise na área de informática. Para auxiliar pessoas em determinada área de conhecimento sem exigir delas conhecimento prévio em Tecnologia da Informação, surgem os softwares de assistência virtual como uma alternativa. Contudo, observou-se que não há disponível um sistema de informação que interaja com o usuário através de linguagem natural para responder questões financeiras sobre empresas baseado em informações disponíveis em relatórios eletrônicos. Este trabalho apresenta uma ferramenta de assistência virtual que mantêm um diálogo com o usuário utilizando linguagem natural, em inglês ou português, com a finalidade de responder questões financeiras sobre empresas que atuam no mercado financeiro americano. Essa ferramenta, nomeada de Assistente Financeiro Virtual, reconhece as perguntas do usuário através de processamento de linguagem natural e fornece as respostas baseada em informações disponíveis em demonstrativos financeiros eletrônicos em tecnologia XBRL, conformes com a taxonomia US-GAAP. A arquitetura, baseado em serviços, do Assistente, a sua implementação, a seleção e configuração do serviço de processamento de linguagem natural, também são apresentadas. A partir dos testes e avaliações da implementação do Assistente constatou-se que as perguntas do usuário foram respondidas corretamente e os resultados de desempenho foram compatíveis com os softwares de assistência virtual de propósito geral disponíveis no mercado. Este trabalho contribui com a área de software de assistência virtual e com área de extração de informações em formulários eletrônicos, apresentando uma arquitetura para assistentes de propósito específico baseada em serviços e processamento de linguagem natural.por
dc.description.abstractWhen an investor want to invest in a company, it is necessary to know the current and past financial health of this company. Extracting this financial information from an information system that uses recognized taxonomy by the financial markets, using natural language, is a facility for the investor who has no knowledge and no expertise in computer science. As alternative to assist people in a particular area of knowledge without requiring them prior knowledge in information technology, there are the virtual assistance software. However, it was observed that there is not available a software of virtual assistance that answers made user questions in natural language about financial health of companies based on available information in electronic reports. This paper presents a virtual assistance tool to maintain a dialogue with the user using natural language, in English or Portuguese, to answer financial questions about the companies that acts in the US financial market. This tool, named Financial Virtual Assistant, recognizes the user questions through natural language processor and provides responses based on available information in electronic financial statements in XBRL technology, in accordance with US-GAAP taxonomy. The Assistant implementation, its architecture, based on services, the selection and configuration of the used natural language processor service, are also presented. As a result of the tests and evaluations of the assistant implementation, it was observed that the implemented Financial Virtual Assistant acted as proposed, and correctly answered user questions, and presented compatible performance results with the available virtual assistant software of the general purpose. This work contributes to the field of virtual assistance software and information extraction area of electronic forms, with an architecture for the closed domain assistants, based in services and natural language processing.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-07-18T00:27:05Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Adalberto Abraão Alves.pdf: 4090057 bytes, checksum: 7916bc5129b8097fe834aa018a51dc62 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-18T00:27:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Adalberto Abraão Alves.pdf: 4090057 bytes, checksum: 7916bc5129b8097fe834aa018a51dc62 (MD5) Previous issue date: 2016-05-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentSistemas e Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programSistemas e Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssistência financeira virtualpor
dc.subjectXBRLpor
dc.subjectTaxonomias financeiraspor
dc.subjectArquitetura para assistentes virtuais de domínio restritopor
dc.subjectAssistente de propósito especificopor
dc.subjectLinguagem naturalpor
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapor
dc.titleAssistente financeiro virtual baseado em processador de linguagem natural, reconhecimento de voz e XBRLpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Sistemas e Computação

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