???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/566
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CATALIZADORA DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NA BAHIA |
Autor: | CARNEIRO, Wilna Araújo |
Primeiro orientador: | MELO, Hermes Teixeira de |
Primeiro membro da banca: | BOAVENTURA, Edivaldo Machado |
Segundo membro da banca: | ALVES, Lynn Rosalina Gama |
Resumo: | O ensino a distância ganhou uma nova roupagem com a introdução das novas tecnologias da informação e comunicação. Nos últimos anos têm sido a área de educação que mais cresce no mundo e torna-se a grande esperança de democratização do ensino superior. O Brasil, através de adoção de políticas públicas, incentiva esta modalidade junto às instituições de ensino em todo o país na intenção de ampliar o acesso ao nível superior. Na Bahia já existem instituições que adotam esta modalidade. A pesquisa, norteada pela metodologia de um estudo de caso múltiplo, investigou os modelos implementados pelas IES da Bahia e constatou que tal modalidade cataliza o acesso ao ensino superior no estado através da flexibilidade dada aos alunos com relação ao local e horário de estudo, a disponibilidade das ferramentas de mediação pedagógicas utilizadas, inclusive as suportadas pelas novas tecnologias na informação e comunicação, nos lugares onde não chega o ensino presencial. Com relação ao preço, apesar deste ser inferior ao ensino presencial, ainda representa a maior barreira de acesso ao ensino superior pela sociedade baiana. |
Abstract: | Distance Learning have gotten a new perspective since the introduction of the new technologies of information and communication. In recent years they have been the area of education that the most grows in the world and that becomes the greatest hope for the democratization of graduation courses. Brazil public politics stimulates this modality within the institutions of education around the country with the intention to extend this path to the graduated courses. Several Institutions in Bahia have adopted this modality. This work, guided by the methodology of a study of multiple case, verify the models implemented for the IES of the Bahia has reached success by the growth of the access to superior education in the state through the flexibility given to the pupils regarding the place and schedule of study, besides availability of the pedagogical tools of mediation, also supported for the new technologies of information and communication, in the places where actual education does not arrive and for the practiced price. |
Palavras-chave: | Educação a distância Educação Educação a distância na Bahia |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Salvador |
Sigla da instituição: | UNIFACS |
Departamento: | Administração |
Programa: | Administração |
Citação: | CARNEIRO, Wilna Araújo. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CATALIZADORA DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NA BAHIA. 2006. 127p. Dissertação (Administração) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/566 |
Data de defesa: | 9-Apr-2006 |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Wilna Carneiro.pdf | Dissertacao Wilna Carneiro | 607,84 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.