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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIRGENS, Duílio Santa Bárbara das-
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Jorge Alberto Prado de-
dc.contributor.referee1SAMPAIO, Paulo Nazareno Maia-
dc.contributor.referee2SOUZA, Josemar Rodrigues de-
dc.date.accessioned2017-07-16T12:03:41Z-
dc.date.issued2015-09-17-
dc.identifier.citationVIRGENS, Duílio Santa Bárbara das. IB-Trajectory: Um Modelo Semântico para Representação de Trajetórias Baseadas em Itinerários. 2015. 116p. Dissertação (Sistemas e Computação) - UNIFACS Universidade Salvador, Salvador, 2015.por
dc.identifier.urihttp://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/555-
dc.description.resumoTodos os grandes centros urbanos utilizam GPS, sistema de posicionamento global, nos ônibus e usam esta informação para disponibilizar a posição instantânea do veículo. A despeito do armazenamento de todas as posições coletadas dos veículos serem registradas na base de dados das empresas, as aplicações que utilizam informações sobre o posicionamento dos veículos só estão interessadas na informação em tempo real, ou seja, oferecem serviços apenas no nível operacional. Para o oferecimento de serviços e análises no nível estratégico ou tático, faz-se necessário o processamento e análise dos registros históricos das trajetórias. Este trabalho apresentou um modelo conceitual para representar trajetórias de veículos que se deslocam ao longo da rede viária e possuem um itinerário e uma escala horária a ser seguida. O objetivo é facilitar a análise e visualização das trajetórias dos objetos que realizam este tipo de movimento, buscando identificar padrões, descobrir anomalias, evidenciar desvios de comportamento, estabelecer relacionamentos com outros fenômenos e melhorar o conhecimento em geral sobre este tipo de movimento. O modelo proposto foi aplicado, como prova de conceito, na análise de trajetórias dos ônibus do sistema público de transporte de massa. Este modelo, entretanto, pode ser utilizado para analisar o comportamento dos veículos de empresas de logística, de entrega de mercadorias, de manutenção de infraestrutura e equipamentos ou de qualquer veículo condicionado a realização de trajetórias programadas.por
dc.description.abstractWith the decreasing cost of positioning technology and data communication, various technological solutions have been deployed in the public transport system. Virtually all major urban centers use GPS in buses and use this information to provide the instantaneous vehicle position. Despite the storage of all positions collected from vehicles are registered in the corporate database, applications that use information about the positioning of the vehicles are only interested in the real-time information, that is, offer services only at the operational level. For offering services and analyzes the strategic or tactical level, it is necessary processing and analysis of historical records of trajectories.This paper presented a conceptual model to represent trajectories vehicles moving along the road network and have an itinerary and a time scale to be followed. The aim is to facilitate the analysis and visualization of the trajectories of objects that perform this type of movement in order to identify patterns, discover anomalies, show deviant behavior, establish relationships with other phenomena and improve the general knowledge about this type of movement. The proposed model was applied as proof of concept, the analysis of trajectories of the public bus system mass transit. This model, however, can be used to analyze the behavior of vehicle logistics companies, delivery of goods, maintenance of infrastructure and equipment or any conditioned vehicle to carry out programmed paths.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Roseli Araujo ([email protected]) on 2017-07-16T12:03:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao DUÍLIO SANTA BÁRBARA DAS VIRGENS ANDRADE.pdf: 3596556 bytes, checksum: 7bd6456d322fa5e21a58b7993aaa6782 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-16T12:03:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao DUÍLIO SANTA BÁRBARA DAS VIRGENS ANDRADE.pdf: 3596556 bytes, checksum: 7bd6456d322fa5e21a58b7993aaa6782 (MD5) Previous issue date: 2015-09-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Salvadorpor
dc.publisher.departmentSistemas e Computaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIFACSpor
dc.publisher.programSistemas e Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectObjetos Móveispor
dc.subjectAnálise Semântica de Trajetóriaspor
dc.subjectWeka-STPMpor
dc.subjectSistemas Inteligentes de Transportes Públicospor
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapor
dc.titleIB-Trajectory: Um Modelo Semântico para Representação de Trajetórias Baseadas em Itineráriospor
dc.typeDissertaçãopor
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