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Tipo do documento: Dissertação
Título: A contribuição do modelo de excelência em gestão pública no processo de aprendizagem organizacional da Embasa
Autor: Santana, Roberta Silva de Carvalho 
Primeiro orientador: Souza-silva, Jader Cristino de
Primeiro membro da banca: Fadul, Elvia Mirian Cavalcanti
Segundo membro da banca: Silva, Mônica de Aguiar Mac-allister da
Resumo: As organizações públicas e privadas estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, a necessidade de manter-se nesse ambiente as tem levado a adotar a aprendizagem, como um processo estratégico. Diante desse contexto, as organizações públicas começam a perceber necessidade de modernizar a gestão pública e é, nesta conjuntura, que surge o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), que utiliza, dentre outras, uma metodologia baseada na aprendizagem, chamada de modelo de excelência em gestão pública, em que se incentivam as organizações públicas a avaliar, sistematicamente, suas práticas de gestão para implantar melhorias. Deste modo, buscou-se, nesta dissertação, analisar como modelo de excelência em gestão pública contribui para o processo de aprendizagem, utilizando a Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A (Embasa), como unidade de análise. Além disso, procurou-se identificar os fatores facilitadores de aprendizagem organizacional compreender a influência do modelo de excelência em gestão pública no processo de aprendizagem da Embasa. Assim, esta pesquisa justifica-se, pois representa uma análise adicional aos estudos de aprendizagem associados à nova configuração do Estado moderno, os quais ainda são incipientes. A partir deste trabalho, constatou-se que o modelo de excelência em gestão pública contribuiu, de forma significativa, para o processo de aprendizagem da Embasa, já que instituiu práticas de aprendizagem que ampliaram a forma de aprender da organização. Antes da implantação do modelo, os momentos de aprendizagem se limitavam aos treinamentos e, após o modelo de excelência, as pessoas começaram perceber que existem outras formas de ter acesso ao conhecimento, participando de atividades que envolvam a troca de experiências, a vivência de práticas, a interação e a reflexão, exemplos de comitês, grupos de trabalho e mentoria.
Abstract: Public and private organizations are inserted in a high competitive environment, so that the need to maintain themselves has made them to adopt the learning as strategic process. Considering this context, the public organizations started to realize the need to modernize public management. That is when appeared the Brazilian Public Management Movement the Programa Nacional de Gestão Pública Gespública , a national public management program which uses a methodology based in learning called Excellence in Public Management Model which encourages organizations to systematically evaluate their management practices to implement improvements. This way, in this dissertation we have attempted to analyse how the Excellence in Public Management Model collaborates to learning process, using a public water supply and sanitation company (known as Embasa) as an experimental unit. Beyond that, we have tried to identify learning organizations facilitator factors and understand Excellence in Public Management Model influences in Embasa learning process. This research justifies itself because represents an additional analysis to learning studies due to new modern State configuration, which still are superficial. Based on this job, we have concluded that the Public Management Excellence Model has indeed collaborated to Embasa learning process, once it has implemented practices that enlarge the organization way of learning. Before using the model, learning moments were limited to the company training program but, after the excellence model, people started to see that there are many other ways to access knowledge as when they make part of activities which involves experiences changing, carrying out practices, interaction and reflection, such as done by committees, work groups and mentoring.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Modelo de excelência em gestão pública
Perspectivas de aprendizagem
Fatores facilitadores de aprendizagem
Learning organizations
Excellence in public management model
Learning perspectives
Learning facilitator factors
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Salvador
Sigla da instituição: UNIFACS
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SANTANA, Roberta Silva de Carvalho. A contribuição do modelo de excelência em gestão pública no processo de aprendizagem organizacional da Embasa. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/50
Data de defesa: 31-Jul-2009
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